
Na manhã da última quinta-feira, 5/7, reuniram-se na Escola Estadual de Ensino Médio Marechal Cândido Rondon, as equipes diretivas da rede pública estadual envolvendo os cinco municípios de abrangência da 10ª Coordenadoria Regional de Educação (10ª CRE), público em geral e entidades participantes do Programa Nota Fiscal Gaúcha (PNFG).
Por uma iniciativa das Secretarias Estaduais da Educação, por meio da 10ª CRE, representada pela coordenadora regional de educação, Sara Duzac Cardoso e Secretaria da Fazenda do Estado, representada pelo coordenador do programa Nota Fiscal Gaúcha, Adelar Vendrusculo, foi explanado ao público presente a importância do Programa Nota Fiscal Gaúcha, com o motivo de mobilizar entidades beneficiadas, estimulando novos cadastramentos e incentivando a cidadania fiscal, por meio da exigência da Nota Fiscal na hora da compra.
O coordenador do programa explicou que a Secretaria da Fazenda organizou um calendário de encontros regionais de capacitação e que até a metade de julho, serão 30 regiões contempladas com seminários e a participação de representantes das organizações que atuam nas áreas da educação, saúde e assistência social, debatendo a ampliação das entidades beneficiadas pelo programa. “É um momento importante para que Estado e entidades se ajudem, fazendo com que mais contribuintes se cadastrem ao programa e estimulem a cidadania fiscal”, ressaltou.
A chefia pedagógica da 10ª CRE, Madeneli Trindade, salientou a todos a importância da divulgação, adesão e participação das entidades e escolas da rede pública estadual como sucessão viável para evitar a sonegação, aumentar a receita do Estado e dos municípios e consequentemente ampliar a capacidade de investimentos em todos os setores.
As assessoras da NFG na 10ª CRE, Donata Beatriz Bordignon e Marilene Ribeiro, estão a disposição para todas as informações e adesões necessárias ao Programa Nota Fiscal Gaúcha.
O programa
Com a participação de 1,2 milhão de gaúchos, o PNFG gera pontos que são acumulados sempre que o consumidor solicitar a inclusão do seu CPF no documento fiscal no momento de suas compras em estabelecimentos participantes. Ao mesmo tempo em que concorre aos prêmios em dinheiro, o cidadão também colabora com as 2.480 entidades sociais de sua escolha, que receberão recursos do Estado a partir da pontuação gerada pelas compras do consumidor.








