Complementação do Fies 2026 começa na próxima quarta-feira
Medida vale para candidatos que participaram dos processos seletivos de 2025 e tiveram a inscrição adiada. Créditos: Marcello Casal Jr/ Agência Brasil. 

O Ministério da Educação (MEC) publicou nesta quinta-feira, 8/1, o edital que define as regras, prazos e procedimentos para a complementação das inscrições postergadas do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) referentes ao primeiro semestre de 2026. A medida contempla estudantes que participaram dos processos seletivos do programa em 2025 e tiveram a conclusão da inscrição adiada. 

De acordo com o documento, os candidatos nessa situação deverão acessar o sistema Fies Seleção entre quarta-feira, 14/1, a sexta-feira, 16/1, até as 23h59 (horário de Brasília), para finalizar a inscrição. A efetivação estará condicionada ao cumprimento de todas as exigências previstas nas normas vigentes do programa. 

Após concluir a complementação no sistema, o estudante precisará validar as informações junto à Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA) da instituição de ensino superior onde foi pré-selecionado. A entrega da documentação, que pode ocorrer de forma presencial ou eletrônica, deve ser feita a partir do dia seguinte à complementação e em até cinco dias úteis. 

Na sequência, o candidato deverá comparecer a um agente financeiro para formalizar a contratação do financiamento. Esse procedimento deve ocorrer em até dez dias, contados a partir do terceiro dia útil após a validação da CPSA. A contratação poderá ser realizada de forma digital ou presencial, a depender da estrutura oferecida pela instituição financeira. 

Os estudantes selecionados para vagas do Fies Social não precisam comprovar renda familiar junto à CPSA, mas continuam obrigados a validar as demais informações dentro dos prazos estabelecidos. O edital completo, que apresenta o cronograma detalhado e orientações sobre cada etapa do processo, pode ser consultado no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior, na área destinada à legislação do Fies. 

Criado para ampliar o acesso ao ensino superior, o Fies Social destina 50% das vagas do programa a candidatos com renda familiar per capita de até meio salário-mínimo, inscritos e ativos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico). Nessa modalidade, é possível financiar até a totalidade dos encargos educacionais. 

Fies 

Instituído por meio de resolução publicada em 2024, o Fies Social busca fortalecer o caráter inclusivo do programa, oferecendo melhores condições de financiamento a estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica. 

Para participar, é necessário ter feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir de 2010, alcançar média mínima de 450 pontos, não zerar a redação e comprovar renda familiar mensal bruta de até três salários-mínimos por pessoa.