O esporte também abre caminhos para a convivência, o desenvolvimento pessoal e a construção de novas perspectivas durante o cumprimento de medidas socioeducativas. Com essa proposta, nove jovens vinculados à unidade de Uruguaiana da Fundação de Atendimento Socioeducativo (Fase) participaram, na quarta-feira, 21/10, da 7ª edição do Intercases, em Porto Alegre.
A diretora da Casa de Atendimento em Semiliberdade (CAS) de Uruguaiana, Vanessa Maidana, explicou que os representantes do município competiram nas modalidades de futsal, xadrez e tênis de mesa. Embora o grupo não tenha conquistado medalhas nesta edição, ela avaliou positivamente a experiência. “Infelizmente, não conseguimos trazer nenhuma medalha. No ano passado nós conseguimos primeiro lugar no xadrez e segundo lugar no tênis de mesa. Esse ano, infelizmente, não. Mas é uma iniciativa para eles, sempre é bom”, destacou Vanessa.
As partidas e disputas ocorreram no ginásio do Sesi Rubem Berta, na zona Norte da Capital, e reuniram cerca de 100 adolescentes de diferentes regiões do Rio Grande do Sul. Além de Uruguaiana, participaram jovens de Porto Alegre, Novo Hamburgo, Osório, Caxias do Sul, Passo Fundo, Pelotas, Santa Maria e Santo Ângelo.
Esporte como oportunidade
Realizado desde 2016, o Intercases busca estimular a prática esportiva e aproximar adolescentes, jovens adultos e profissionais que atuam no sistema socioeducativo. A programação contemplou atividades de futsal, xadrez e tênis de mesa, valorizando o trabalho em equipe, a disciplina e o respeito entre os participantes.
A organização é da Diretoria Socioeducativa (DSE) da Fase, por meio da Coordenação Pedagógica (CP) e do Núcleo de Esporte, Lazer, Cultura e Espiritualidade (Nelce). O encontro é direcionado principalmente a jovens que cumprem medida socioeducativa com possibilidade de atividade externa, podendo incluir outros adolescentes mediante autorização judicial.
Para um dos participantes de Uruguaiana, de 18 anos, a oportunidade de sair da unidade e disputar os jogos tem significado especial. Integrante do Centro de Atendimento Socioeducativo Regional de Uruguaiana (Case), ele atua como ala esquerda no futsal e encontra inspiração no jogador Falcão. “É muito bom sair da unidade, viajar e participar dos jogos. É uma grande oportunidade. Jogo na ala esquerda e me inspiro bastante no Falcão”, relatou.
O jovem, que está há 12 meses sob atendimento da Fase e cursa o segundo ano do Ensino Médio, também aproveita as oportunidades de qualificação profissional oferecidas durante a medida. Entre as formações realizadas por ele estão cursos nas áreas de culinária e construção civil, incluindo colocação de pisos. “A Fase nos dá várias oportunidades para a gente sair melhor, e eu tenho aproveitado. Quero trabalhar de maneira digna”, afirmou.
A participação no Intercases integra esse conjunto de experiências que buscam ampliar horizontes e fortalecer perspectivas para o futuro, utilizando o esporte como ferramenta de socialização e incentivo a novos projetos de vida.
BOX
Premiação dos jogos por unidades socioeducativas:
Futsal
1º lugar – Case Santa Maria;
2º lugar – Case Santo Ângelo;
3º lugar – Case Padre Cacique (Porto Alegre).
Tênis de Mesa
1º lugar – Case Padre Cacique (Porto Alegre);
2º lugar – Case Pelotas;
3º lugar – Case Novo Hamburgo e Case Padre Cacique (Porto Alegre).
Xadrez
1º lugar – Case Santo Ângelo;
2º lugar – Novo Hamburgo;
3º lugar – Case Passo Fundo.


