Ação integrada da Polícia Civil prende dois foragidos 
Os dois presos eram naturais de Uruguaiana  crédito: Divulgação/1ªDP 

Uma ação conjunta da 1ª Delegacia de Polícia de Uruguaiana, da Delegacia de Repressão ao Crime Organizado (Draco) de Canoas e da 1ª Delegacia de Polícia de Canoas resultou na prisão de dois foragidos da Justiça na manhã desta terça-feira, no município de Canoas. Os mandados de prisão foram expedidos pela comarca de Uruguaiana e cumpridos após levantamento de inteligência e intensa troca de informações entre as equipes envolvidas. 

O primeiro capturado é um homem de 43 anos, natural de Uruguaiana, que estava foragido desde dezembro de 2025. Ele teve a prisão preventiva decretada por tráfico de drogas e possui antecedentes policiais por roubo, com três indiciamentos, além de registros por tráfico de entorpecentes, entre outros delitos. 

O segundo foragido preso tem 24 anos, também natural de Uruguaiana, e estava foragido desde julho de 2024. A prisão ocorreu em razão de sentença condenatória transitada em julgado. Segundo o delegado Vinicius Seolin, ele não retornou de uma saída temporária concedida em 12 de julho de 2024. Conforme a Polícia Civil, o homem acumula antecedentes por roubo (sete indiciamentos), furto, homicídio (dois indiciamentos), tráfico de drogas e associação para o tráfico e estava cumprindo pena somada de mais de 20 anos de prisão. 

No Brasil, o crime de tráfico de drogas não está previsto diretamente no Código Penal, mas é tipificado pela Lei nº 11.343/2006 (Lei de Drogas). De acordo com o artigo 33 da norma, importar, exportar, produzir, vender, transportar, guardar ou fornecer drogas sem autorização legal é punido com pena de reclusão de cinco a 15 anos, além de multa, que pode variar de 500 a 1.500 dias-multa. A legislação também prevê causas de aumento de pena, como o envolvimento de menores, a atuação em organizações criminosas ou a prática do crime nas proximidades de escolas, presídios ou locais de grande circulação de pessoas, o que pode elevar a sanção aplicada ao condenado. 

Os delegados Vinícius Seolin, Guilherme Bermudes e Marco Guns, responsáveis pelas unidades envolvidas, destacaram o compromisso da Polícia Civil na localização e captura de foragidos, reforçando a responsabilização de infratores. A instituição também ressaltou a importância da colaboração da comunidade e colocou à disposição os telefones da 1ª DP de Uruguaiana (55 98416 1143) para o recebimento de denúncias.