Uruguaiana sediou, neste fim de semana, a 62ª edição do Congresso dos Jornais do Rio Grande do Sul, promovido pela Associação de Jornais do Interior do Rio Grande do Sul (Adjori/RS). Com o tema ‘Jornalismo em Movimento: liberdade, sustentabilidade, inovação e legalidade’, o evento teve organização do Jornal CIDADE, contou com patrocínio da Prefeitura de Uruguaiana, Banco do Estado do Rio Grande do Sul e Logic-Press Soluções para Mídias, e apoio do Sesc. O congresso ocorre anualmente, de forma itinerante e pela segunda vez Uruguaiana sedia o evento que reunindo empresários e profissionais da área da comunicação.
Programação
O sábado teve palestras, workshops e bate-papos sobre temas relevantes para o jornalismo. O deputado federal Paulo Pimenta (PT) abriu os trabalhos técnicos abordando o tema ‘Liberdade de expressão e regulação da mídia’.
Na sequência, o presidente do Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (Simers), Marcelo Matias abordou “A comunicação corporativa e a mídia”. A palestra teve a participação da diretora do Senac Uruguaiana, Vitória Brito Santos, doutora em Diversidade Cultural e Inclusão Social.
Logo depois, o secretário de Comunicação de Porto Alegre, Luiz Otávio Prates, falou sobre “Comunicação pública, transparência e legalidade”.
Na sequência foi a vez de Marco Antônio Jacobsen Poll Jr, Relações Governamentais e de Mercado da secretaria de Parcerias de Porto Alegre, que tratou de “Capilaridade, reputação e influência: o papel do jornalismo local”.
Um bate-papo intitulado “Estratégias de crescimento da audiência digital”, reuniu o diretor de Produtos Digitais e Inovação do Grupo ND, Jean de Oliveira Böck, e o diretor de Redação do Grupo Sinos, Igor Müller, falando de tecnologia e uso de inteligência artificial nas Redações.
O workshop “Atuação integrada, audiência multiplicada” conduzido pelo jornalista Eduardo Tessler, diretor do Mídiamundo, Márcio Silva, da Linkcom, e pelo presidente da Adjori RS, Nilson Corrêa, encerrou a jornada técnica.


