Agência do INSS fecha por três dias para atualização de sistemas 
Agência do INSS em Uruguaiana integra paralisação nacional para modernização dos sistemas previdenciários.  Fotos: Divulgação/INSS 

Fellipe Medeiros 

A agência do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) de Uruguaiana estará fechada para atendimento presencial entre os dias 28, 29 e 30 d e janeiro. A suspensão integra uma paralisação nacional determinada pela Dataprev, empresa responsável pela tecnologia da informação da Previdência Social, para a realização de melhorias programadas nos sistemas previdenciários. 

De acordo com comunicado oficial, durante esse período nenhuma agência da Previdência Social no país realizará atendimento presencial. Além disso, os serviços digitais prestados por meio do Meu INSS, tanto no site quanto no aplicativo, e a Central Telefônica 135 ficarão indisponíveis a partir das 19h de segunda-feira, 27/1, até sexta-feira, 31/1. 

Segundo o instituto, a medida é necessária para a modernização das plataformas, com foco em maior estabilidade operacional, reforço na segurança da informação e aumento da eficiência no processamento de dados. Os sistemas concentram informações de milhões de segurados e são essenciais para a concessão de benefícios como aposentadorias, auxílios e pensões. 

Atendimentos extras 

Para reduzir os impactos aos cidadãos, o INSS informou que realizará atendimentos extras nos finais de semana de sábado, 17/1, e domingo, 18/1, além de, sábado, 24/1, e domingo, 25/1. A estratégia busca antecipar agendamentos e diminuir o volume de demandas represadas durante os três dias de suspensão do atendimento presencial nas agências. 

Quem já possui horário marcado para os dias, terça-feira, 28/1, quarta-feira, 29/1, ou quinta-feira, 30/1, poderá optar pelo reencaixe automático em outro dia útil ou pelo atendimento nos plantões de fim de semana. O órgão orienta que os segurados acompanhem as atualizações pelos canais oficiais assim que os sistemas forem restabelecidos. 

Em Uruguaiana, a agência atende usuários de toda a região da Fronteira Oeste, com grande procura por perícias médicas e revisões de benefícios. A manutenção é tratada como medida preventiva para evitar falhas estruturais que possam comprometer o funcionamento dos serviços no médio e longo prazo.