Durante transmissão ao vivo na tarde de hoje, 28/4, o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, esclareceu que as aulas não voltarão no dia 4 de maio.
As aulas da Rede Estadual de Ensino estão suspensas desde o dia 19 de março no Estado, devido a pandemia de coronavírus no país. De acordo com decreto assinado pelo governador, a medida é válida até amanhã, 30/4. Como o decreto termina no dia 30, e no dia seguinte é feriado (dia do trabalhador), as aulas retornariam no dia 4 (segunda-feira), o que não acontecerá. “Ainda estamos definindo se o retorno se dará ao longo do mês de maio ou de junho”, explicou Eduardo Leite.
Na última segunda-feira, 27/4, o diretor do Departamento de Educação da Secretaria Estadual da Educação (Seduc), Roberval Furtado, em entrevista a GaúchaZH, disse que os alunos serão avaliados na retomada das atividades presenciais. “Vamos praticamente retomar o ano. As escolas precisam saber o que os alunos dominam e o que não dominam para reorganizar o ano”, comentou Furtado.
A medida tem como objetivo medir o impacto do afastamento das escolas. Por meio das aulas programadas, os estudantes seguem com o ensino em casa. As Aulas Programadas são atividades escolares, presenciais ou não, previamente elaboradas com base em objetos de conhecimentos já abordados em sala, compreendendo um conjunto de aulas a serem cumpridas pelos estudantes e seus respectivos professores. A entrega das atividades dos alunos será realizada após o retorno das aulas presenciais na Rede Estadual de Ensino.


