Assinado convênio que viabiliza Hospital Universitário do Pampa
Acordo prevê que todas as etapas para a abertura do processo licitatório do projeto arquitetônico estejam prontas em 90 dias

Em uma solenidade realizada nesta quinta-feira, 11/12, em Brasília, a Universidade Federal do Pampa (Unipampa) e a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) assinaram o convênio que oficializa a parceria para a implantação e gestão do futuro Hospital Universitário do Pampa (HUP), que será construído em Uruguaiana. Com o acordo, a Ebserh passa a ser a responsável pela gestão do hospital, consolidando o início formal de um dos projetos mais aguardados pela comunidade acadêmica e regional. 

Estavam presentes na ocasião o presidente da Ebserh, Arthur Chioro; o deputado federal, Paulo Pimenta (PT); reitor da Unipampa, Edward Pessano; a vice-reitora, Francéli Brizolla; a diretora do campus Uruguaiana, Cheila Stopligia; o prefeito Carlos Delgado (PP) e a vereadora Manoela Couto (PDT). 

Criada em 2011, a Ebserh é a maior rede pública de hospitais universitários do país, responsável pela administração de 41 unidades vinculadas às universidades federais. O modelo da empresa pública aperfeiçoa a integração entre ensino, pesquisa e assistência à saúde, garantindo gestão qualificada, modernização da infraestrutura e fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS). Com a adesão da Unipampa ao sistema, o HUP passa a seguir o mesmo padrão de excelência dos demais hospitais da rede. 

A diretora do Campus Uruguaiana, Cheila Stopiglia, destacou que a assinatura abre oficialmente o caminho para as etapas estruturantes do projeto. Segundo ela, “os próximos passos são construir o plano assistencial, que definirá o quantitativo de leitos e as áreas, licitar o projeto arquitetônico e complementar e, por fim, construir a proposta final”.  

Ela explica que a pactuação firmada prevê que todas as etapas preparatórias para a contratação do projeto sejam concluídas em 90 dias, o que garante agilidade e segurança técnica para o avanço da iniciativa. Indiretamente, Cheila reforça que o momento representa a consolidação de anos de mobilização da comunidade universitária e regional na busca por um hospital que qualifique a formação dos estudantes e amplie o atendimento em saúde. 

O reitor da Unipampa, Edward Pessano, ressaltou que o convênio simboliza um capítulo histórico para a instituição, especialmente diante do conjunto de avanços alcançados nos últimos dois anos de gestão. Para Pessano, a assinatura de hoje representa “a certidão de nascimento desse importante projeto”, que não apenas qualificará os cursos da área da saúde, mas também “proporcionará qualidade de vida e atendimento pleno à comunidade uruguaianense e de toda a região, promovendo desenvolvimento social, humanístico e econômico”. 

Presente no ato em Brasília, o prefeito de Uruguaiana, Carlos Delgado (PP), celebrou a conquista como um marco para toda a Fronteira Oeste, e, destacou como o Hospital pode ser responsável por um salto na qualidade do atendimento. “Atualmente, todos reconhecem os desafios que nossa saúde enfrenta e que diariamente trabalhamos para reduzir, visando aumentar a qualidade de vida das pessoas. Sabendo dessa realidade, é impossível não ver o HUP com muita esperança. Quanto mais as tratativas avançam, mais perto estamos desse grande sonho que vai ao encontro, diretamente, do cuidado com as pessoas”, afirmou. 

Fronteira Oeste  

De acordo com a direção da Unipampa, o HUP suprirá a expressiva carência de leitos hospitalares na região, especialmente nas áreas de média e alta complexidade. Atualmente, a Fronteira Oeste conta com um déficit superior a 400 leitos hospitalares. Apenas em Uruguaiana, seriam necessários mais 187 leitos para atender à demanda da população local, que ultrapassa os 117 mil habitantes. 

O hospital tem como proposta inicial a oferta de 180 leitos, o que deverá gerar mais de mil empregos diretos, considerando a estimativa de seis profissionais por leito. O orçamento anual de manutenção está projetado em R$ 270 milhões, valor que poderá ser custeado pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), estatal responsável pela gestão de 45 hospitais universitários federais. 

O HUP será referência para os 13 municípios da Fronteira Oeste, abrangendo uma população de mais de 510 mil pessoas, que atualmente enfrenta longos deslocamentos para acesso a serviços especializados em saúde. 

Com o convênio assinado, Ebserh, Unipampa passam a atuar de forma integrada para transformar o Hospital Universitário do Pampa em realidade. A expectativa é de que, além de qualificar o ensino e a pesquisa, o HUP se torne um marco regional de assistência em saúde, beneficiando milhares de moradores da região da Fronteira Oeste.