Aula prática orienta mulheres sobre autodefesa e prevenção da violência
A primeira aula aconteceu em agosto deste ano. | Créditos: Evelyn Gomes/Secom PMU

✍️ Texto: Helena Biasi

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Sedes) promove, nesta sexta-feira, 19/12, mais uma edição da aula prática de defesa pessoal voltada exclusivamente para mulheres do município. A iniciativa busca capacitar e orientar as participantes para lidarem com situações de vulnerabilidade e risco presentes no cotidiano, fortalecendo a segurança pessoal e a autoconfiança. 

A ação é desenvolvida por meio da Sedes, em conjunto com o Centro de Referência de Atendimento à Mulher (Cram), e conta com a parceria do 6º Batalhão de Polícia de Choque (6º BPChq), através do Projeto Social “Jiu-jitsu para Todos”. 

Totalmente gratuita, a atividade oferece 40 vagas e, de acordo com a pasta, 30 delas já foram preenchidas, evidenciando a expressiva procura e o interesse das mulheres pela iniciativa. As inscrições continuam abertas e devem ser realizadas presencialmente no CRAM, localizado na rua Dr. Maia, nº 3112, no prédio da Secretaria de Desenvolvimento Social. 

Durante o encontro, as participantes terão acesso a técnicas práticas e de fácil aplicação, voltadas para a defesa pessoal em situações emergenciais. O aprendizado contribui diretamente para a prevenção da violência, além de incentivar o fortalecimento emocional e a autonomia feminina. 

De acordo com a secretária municipal de Desenvolvimento Social, Joana Grecco, a iniciativa vai além do ensino técnico. “Nosso objetivo é fazer com que as mulheres se sintam protegidas, seguras e amparadas. A defesa pessoal é uma ferramenta importante para promover autonomia e cuidado, fortalecendo cada mulher que participa dessas ações”, destacou. 

A Sedes também informa que já está em andamento o cadastramento para as novas turmas regulares, que terão início em fevereiro de 2026. As aulas acontecerão de forma contínua, com encontros fixos às terças e quintas-feiras, sempre às 20h30, na sede do Batalhão de Choque, localizada na rua Vereador Arnaldo D’Augustin Ribeiro, nº 1350, no bairro Ipiranga. A proposta é ampliar o alcance do projeto e garantir que um número cada vez maior de mulheres tenha acesso às práticas de autodefesa. 

Esta é a segunda vez no ano que a Secretaria de Desenvolvimento Social, em parceria com o Batalhão de Choque, realiza a ação. Em agosto deste ano, foi promovido um grande aulão de defesa pessoal para mulheres, realizado em frente ao Restaurante Popular. 

Na ocasião, o foco foi ensinar estratégias simples e eficazes para enfrentar situações de perigo, como defesas contra empurrões e agarrões, técnicas de escape em casos de estrangulamento e formas de manter distância do agressor enquanto se busca ajuda.  

As aulas foram conduzidas pelos soldados Natália Ximendes e Cauã Lopes, do 6º BPChq, que apresentaram os movimentos de maneira didática e acessível, facilitando o aprendizado e a participação ativa das mulheres.