A Secretaria Municipal de Segurança e Trânsito (Sestra) promoveu, na noite de quarta-feira, 17/12, mais uma ação de fiscalização voltada à segurança viária, por meio da Operação Balada Segura. A iniciativa teve como foco principal a prevenção de acidentes e a preservação de vidas no trânsito do município.
De acordo com dados divulgados pela pasta, a operação resultou na abordagem de 126 veículos, com a realização de 93 testes de etilômetro (bafômetro). A ação culminou na autuação de oito veículos, totalizando dez infrações, relacionadas principalmente à condução sob efeito de álcool e a irregularidades na documentação dos automóveis.
Entre as irregularidades constatadas, houve um caso de recusa ao teste de bafômetro, quatro veículos recolhidos por estarem com o licenciamento em situação irregular, além da apreensão de uma Carteira Nacional de Habilitação (CNH) devido à cassação do documento. Também foi recolhido um Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV).
Segundo o secretário municipal de Segurança e Trânsito, Enabar Padilha, a operação tem caráter preventivo e educativo. “Mais do que aplicar penalidades, buscamos conscientizar os motoristas sobre atitudes responsáveis no trânsito. Cada abordagem é uma oportunidade de evitar acidentes e proteger vidas”, ressaltou.
Balada Segura
A Operação integra um conjunto permanente de ações desenvolvidas pela Secretaria Municipal de Segurança e Trânsito (Sestra), com foco no fortalecimento da fiscalização, no combate a irregularidades administrativas e na promoção de um trânsito mais seguro no município. “A Operação Balada Segura tem caráter preventivo e busca reforçar a fiscalização, coibindo a condução sob efeito de álcool e outras irregularidades. Nosso foco é reduzir os sinistros de trânsito e preservar vidas, especialmente neste período de maior movimento nas vias”, destacou Padilha.
Criado pelo Governo do Rio Grande do Sul, o programa Balada Segura alia fiscalização e educação no trânsito para coibir a combinação de álcool e direção. A iniciativa ocorre de forma contínua em todo o Estado, com blitze regulares, especialmente no período noturno e em datas festivas, e operações integradas entre o Departamento Estadual de Trânsito (DetranRS), forças de segurança e prefeituras, com o objetivo de reduzir acidentes e preservar vidas nas vias urbanas e rodovias gaúchas.


