Balada Segura teve 90 abordagens e mais de 30 infrações
Durante a ação, motoristas foram abordados para verificação de documentação e fiscalização das condições dos veículos. Créditos: Divulgação/Sestra.

A Secretaria Municipal de Segurança e Trânsito (Sestra) promoveu, na noite de sexta-feira, 6/2 e na madrugada de sábado, 7/2, mais uma ação da Operação Balada Segura no município. A iniciativa teve como principal finalidade reforçar a segurança viária, coibir a condução de veículos sob efeito de álcool e estimular atitudes responsáveis no trânsito. 

Durante a operação, equipes realizaram pontos de bloqueio em vias estratégicas da cidade, onde motoristas foram abordados para verificação de documentação, fiscalização das condições dos veículos e aplicação de penalidades em casos de irregularidades constatadas. 

Conforme informações do secretário municipal de Segurança e Trânsito, Enabar Padilha, ao todo foram efetuadas 90 abordagens. A ação resultou em 34 infrações de trânsito registradas e 25 veículos autuados. Entre as ocorrências, nove condutores se recusaram a realizar o teste do etilômetro (bafômetro), enquanto outros seis apresentaram sinais de embriaguez confirmados, somando 15 casos relacionados ao consumo de álcool, o equivalente a 16,7% dos veículos fiscalizados. 

Ainda durante a blitz, duas Carteiras Nacionais de Habilitação (CNH) foram recolhidas, além da remoção de seis veículos que estavam em situação irregular por falta de licenciamento. 

A Sestra destaca que operações como a Balada Segura fazem parte de um trabalho permanente voltado à proteção da vida e à redução de acidentes. A iniciativa integra uma política pública estadual prevista na Lei nº 13.963, de 30 de março de 2012, e busca promover a mudança de comportamento dos condutores. 

Balada Segura 

Coordenada pelo Gabinete do Vice-Governador e executada pelo Detran RS, a Balada Segura é realizada de forma conjunta por órgãos estaduais e municipais, contando com a atuação da Brigada Militar, Polícia Civil, departamentos municipais de trânsito e, em municípios com rodovias federais, da Polícia Rodoviária Federal. 

As fiscalizações são concentradas, principalmente, em locais e horários com maior circulação de veículos e maior incidência de acidentes, como áreas próximas a bares, casas noturnas, eventos e principais vias de acesso. Além do caráter punitivo, a operação também investe em ações educativas, como blitze orientativas, palestras e campanhas de conscientização, reforçando os perigos da combinação entre álcool e direção.