Blitz da Balada Segura fiscaliza mais de 100 veículos
Guarda Civil Municipal realizou bloqueios viários para checagem de documentos e testes de alcoolemia. Foto: Divulgação/Sestra.

A Secretaria Municipal de Segurança e Trânsito (Sestra), promoveu na noite da última quarta-feira, 21/1, mais uma etapa da Operação Balada Segura. A ação contou com a atuação da Guarda Civil Municipal (GCM), que realizou bloqueios viários para abordagem de condutores, conferência de documentos e aplicação de autuações quando constatadas irregularidades. 

Conforme explicou o secretário da pasta, Enabar Padilha, a iniciativa tem como prioridade fortalecer a fiscalização aliada à conscientização dos motoristas. “O objetivo principal é prevenir acidentes e coibir a condução de veículos sob efeito de álcool, garantindo mais segurança para todos que circulam pela cidade”, destacou. 

Durante a operação, 104 veículos foram abordados. Ao final da blitz, foram registradas oito infrações de trânsito, incluindo duas recusas ao teste do etilômetro. Além disso, três automóveis que estavam com licenciamento em atraso foram recolhidos. 

Esta foi a primeira edição da Balada Segura realizada em Uruguaiana em 2026. A última ação havia ocorrido em dezembro do ano passado, quando 126 veículos foram fiscalizados e 93 testes do bafômetro foram aplicados. Na ocasião, oito veículos foram autuados, somando dez infrações relacionadas principalmente ao consumo de álcool ao volante e pendências na documentação. 

A Sestra reforça que operações como essa fazem parte de um trabalho contínuo voltado à preservação de vidas e à promoção de um trânsito mais responsável. A Balada Segura integra uma política pública estadual, instituída pela Lei nº 13.963, de 30 de março de 2012, e tem como foco incentivar mudanças de comportamento entre os condutores. 

Balada Segura 

Coordenada pelo Gabinete do Vice-Governador e executada pelo DetranRS, a operação ocorre de forma integrada entre órgãos estaduais e municipais, reunindo esforços da Brigada Militar, Polícia Civil, órgãos de trânsito municipais e, em cidades cortadas por rodovias federais, da Polícia Rodoviária Federal. 

As ações acontecem especialmente em locais e horários com maior fluxo de veículos e maior índice de acidentes, como regiões próximas a bares, casas noturnas, eventos e rotas de deslocamento. Além da fiscalização, a Balada Segura também desenvolve atividades educativas e pedagógicas, como blitze orientativas, palestras e campanhas de conscientização, alertando sobre os riscos de misturar álcool e direção. 

De acordo com dados da Organização das Nações Unidas (ONU), o consumo de álcool está presente em mais da metade dos acidentes de trânsito com vítimas fatais, o que reforça a importância de iniciativas permanentes como a Balada Segura.