Nos últimos dias, a Brigada Militar reforçou o patrulhamento junto a todos os estabelecimentos de ensino nos três municípios da área de ação do 1º Batalhão de Policiamento de Área de Fronteira (BPAF), sediado em Uruguaiana e que além do município, atende ainda Quaraí e Barra do Quaraí.
De acordo com o Batalhão, a BM vem “mantendo o diálogo com diretores e professores de escolas e creches no sentido de orientar e prevenir possíveis ações que atentem contra a segurança nesses locais”. A medida ocorre em razão das recentes ameaças de ataques em educandários que se proliferaram nas redes sociais e aplicativos de mensagens depois da chacina ocorrida em uma creche na cidade de Blumenau, em Santa Catarina. Na ocasião, um homem que não tinha relação com a comunidade escolar pulou o muro da escola infantil e, com uma machadinha, matou quatro crianças e feriu outras cinco.
O 1º BPAF afirmou ainda que a comunidade escolar “está recebendo um adicional de policiamento por parte da Brigada Militar e a corporação, por meio do trabalho de inteligência, está monitorando manifestações em redes sociais e outras situações de risco”.
De acordo com o 1º BPAF, os próximos dias sertão de patrulhamento reforçado, inclusive com um maior número de policiais nas ruas. Isso porque o efetivo administrativo do batalhão foi destacado para atuar nessa atividade.
Fórum de segurança
Na quinta-feira, 13/4, o Batalhão participou do fórum “Segurança nas escolas: um assunto de todos”, realizado pela Prefeitura Municipal através da Secretaria de Educação (Semed) e do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGI-M), no Teatro Rosalina Pandolfo Lisboa, e que reuniu diversas instituições do poder público e da área educativa na busca por atualizações e aprimoramento sobre o tema.
A instituição esteve representada pelo major Paulo Afonso Martins, subcomandante do 1º BPAF. Já nesta sexta-feira, 14/4, a capitão Amanda Cavalcanti representou o 1º BPAF em uma reunião na 10ª Coordenadoria Regional de Educação, onde foram debatidos protocolos de segurança nas escolas da rede estadual de ensino na área de abrangência da 10ª CRE.


