Butantan antecipará a entrega de 600 mil doses de CoronaVac para essa sexta-feira

O governador de São Paulo, João Doria, informou nesta quarta-feira, 28/4, que o Instituto Butantan deve antecipar para a próxima sexta-feira, 30/4, a entrega de 600 mil doses de CoronaVac ao Ministério da Saúde, o envio dessas doses estava previsto para no dia 3 de maio.

Com essa entrega, o Butantan completa 42 milhões de doses já encaminhadas ao Ministério da Saúde. Em março, foram disponibilizadas 22,7 milhões de doses, em fevereiro 4,85 milhões e em janeiro, mais 8,7 milhões. Em abril, até o último dia 19, foram liberadas 5,2 milhões de doses.

Mesmo essas novas doses sendo entregues ainda nesta semana ao Programa Nacional de Imunizações (PNI), o governo federal deve distribuir esse quantitativo aos estados apenas na próxima quinta-feira, 6/5. Essa é a previsão inicial dada pelo Ministério da Saúde, que pode sofrer alterações.

No estado do Rio Grande do Sul, 70% dos municípios informaram a falta da CoronaVac para a aplicação da segunda dose em pessoas que já tomaram a primeira, tal como, diversos outros estados do país que também estão relatando a ausência da vacina.

O diretor do Butantan, Dimas Covas, explica que a instituição está tendo todo o senso de urgência, e que essa solicitação da entrega antecipada aconteceu exatamente porque alguns estados estão com dificuldades com a segunda dose. Ele ressalta que o Butantan trabalha para entregar mais 54 milhões de doses para vacinação dos brasileiros até o dia 30 de agosto, totalizando 100 milhões de unidades.