A Secretaria de Turismo do Rio Grande do Sul (Setur/RS) liberou nesta segunda-feira, 29/12, R$ 392.372,77 para a implantação e construção do Centro de Atendimento ao Turista de Uruguaiana, o CAT Uruguaiana. Haverá uma contrapartida no valor de R$ 39.237,28, através da prefeitura municipal.
O CAT Uruguaiana será instalado próximo ao Posto de Imigração da Polícia Federal na Imigração Brasileira, e foi planejado para oferecer informações e suporte aos turistas logo no primeiro contato com o estado, passando a fronteira com a Argentina. No Centro de Atendimento ao Turista haverá um local para atendimento e materiais promocionais de Uruguaiana e das regiões turísticas gaúchas. Lá o turista poderá encontrar uma equipe de atendimento que fala não apenas português, mas também outros idiomas, preparada para receber os turistas internacionais.
“A nossa terra se consolidou como a principal porta de entrada terrestre de turistas no Brasil durante a temporada de verão. Nenhuma outra fronteira recebe tantas pessoas como a nossa. O investimento anunciado vai ao encontro dessa consolidação e é a prova de que as nossas lideranças políticas reconhecem a relevância de Uruguaiana, a Capital Nacional dos Free Shops, para a economia não só do Rio Grande do Sul, como também de todo Brasil”, afirmou o prefeito Carlos Delgado.
O deputado Frederico Antunes ressaltou que a Argentina é o principal emissor de turistas para o Brasil, com mais de 1 milhão de argentinos ingressando no país pelo Rio Grande do Sul entre janeiro e agosto deste ano. “Queremos que o Rio Grande do Sul seja cada vez mais um destino, não apenas um ponto de passagem. Temos os Free Shops, cultura e hospitalidade que merecem ser vividas por quem chega do país vizinho”, concluiu.


