O esporte das ruas estava em festa no último domingo, 30/6, com a realização da 19ª edição da Rústica de Santo Antônio em homenagem ao Dia do Bombeiro. O dia amanheceu nublado, teve até uma garoa, mas a temperatura estava amena embora um vento frio tornasse a sensação térmica desconfortável. Nada que assuste um corredor de rua.
O evento foi prestigiado pela participação na corrida de diversas autoridades que atenderam ao convite do Tenente Jorge, comandante dos Bombeiros em Uruguaiana, entre elas os comandantes de unidades militares do Exército, da Marinha, da Brigada Militar, da Força Nacional e Prefeito Ronnie Mello.
Durante a apuração dos resultados, foi realizada uma cerimônia em comemoração ao Dia do Bombeiro, data celebrada nesta terça-feira, 2/7, e uma demonstração de adestramento dos Bombeiros Mirins.
O Percurso Principal, na distância de 7.700 metros, foi vencido por Everaldo Adriano Medina de Almeida (Assessoria Marcos Billen), com o tempo de 25 minutos e 25 segundos; seguido por Eduardo Mumbach Lima (Nike Running), que chegou aos 26 minutos e 31 segundos e Rodolfo Javier Vasquez (Artigas – Uruguai), que concluiu a prova em 26 minutos e 51 segundos. No feminino, a vitória foi de Silvane da Rosa Tieppo (Crazy for Race/FK Eventos), que fez a prova em 34 minutos e seis segundos; chegando Eliziane Marasca Noro (Quyrinus Ultra) em 2º lugar no tempo de 34 minutos e 24 segundos e Lauriene Couto Rodrigues (Modapé Run) em 3º, com o tempo de 37 minutos e 20 segundos.
No Percurso Menor, que mede 3.200 metros, o campeão foi Rodrigo Goulart (Ativa Esportes – Alegrete), que concluiu a prova em 10 minutos e 30 segundos; o 2º lugar foi Richard Patrick Garcia Nunes (Crazy for Race) com 11 minutos e 13 segundos e o 3º foi Ederson Silveira dos Santos (Avulso), aos 11 minutos e 30 segundos. No feminino, a vitoriosa foi Marcela da Silva (Artigas – Uruguai), que correu em 15 minutos e 13 segundos; chegando em 2º Anastasia Farinoli (JV Running – Paso de los Libres) aos 16 minutos e 42 segundos, e em 3º lugar, Ester Santana (EMEF Moacir Ramos Martins) aos 17 minutos e 22 segundos.
Confira os vencedores das demais categorias:
– Pré-Mirim – seis a oito anos – 250 metros – Julian Goulart (Avulso) e Noriele Lopes Goni (EMEF Castelo Branco);
– Mirim – nove a 11 anos – 900 metros – Matheus Soares Laguna (EMEF Castelo Branco) e Emily Francine Ferreira Merce (Quyrinus Ultra);
– Infantil – 12 a 14 anos – 1.200 metros – Erick Tiago Rodrigues (Projeto Crescer) e Fernanda Lopes (EMEF Moacir Ramos Martins);
– Juvenil Masculino – Lucas dos Santos de Mello (Ivan Runners – Itaqui);
– Masculino 20/24 anos – Jorge Adriano de Almeida dos Santos (Quyrinus Ultra);
– Masculino 25/29 anos – William Ricardo Chaves de Jesus (Quyrinus Ultra);
– Masculino 30/34 anos – Hilton André Severo Messa (Ivan Runners – Itaqui);
– Masculino 35/39 anos – Darlon José de Oliveira (Quaraí);
– Masculino 40/44 anos – Edegar Lobo (Acoru);
– Masculino 45/49 anos – Paulo Sérgio da Rosa Barboza (Fox Runners);
– Masculino 50/54 anos – Diógenes Cezar Rodrigues (Acoru / Quyrinus Ultra);
– Masculino 55/59 anos – Antonio Vanderlei dos Santos Soares (Acoru/Bombeiros);
– Masculino 60/69 anos – Rafael Miranda dos Santos (Acoru);
– Masculino 70 anos em diante – João Modesto Medeiros Barreto (Quaraí);
– Feminino 15/29 anos – Carolina Vischi (Avulso);
– Feminino 30/34 anos – Simone Pilar Gavião (Conexão-Escola de Corrida);
– Feminino 35/39 anos – Silvana Becker (Moving/Quyrinus Ultra);
– Feminino 40/44 anos – Joana Barreiro Greco Piuco (Conexão-Escola de Corrida);
– Feminino 45/49 anos – Cláudia Neves (Amigos da Corrida);
– Feminino 50 anos em diante – Marlize Glasenapp (Conexão-Escola de Corrida);
– Militar Masculino – Rodrigo Machado Espindola (8º R C Mec);
– Militar Feminino – Paula Maria Carneiro Costa (Força Nacional);
– Segurança Pública – Masculino – Inácio Ginaldo Soares Leite (Força Nacional).
A corrida teve recorde de participação somando 340 inscrições com destaque para as crianças que somaram 127 inscritos. O número se deve à participação das escolas e equipes como Moacir Ramos Martins, Castelo Branco, Marília Sanchotene Felice, Quyrinus Ultra, Projeto Crescer e a escolinha da Acoru. O atleta mais jovem foi Alice da Luz Fagundes, de cinco anos, e o mais veterano foi Floravante D’Ávila Pedroso, com 78.
A próxima atividade da Acoru é a 24ª Meia Maratona Internacional de Uruguaiana, marcada para 18 de agosto (domingo), às 8h. Paralelamente, ocorrerão a 13ª Rústica Internacional de 10 km e a Corrida de Iniciantes com 3 km. As inscrições devem ser feitas pelo site www.ideiafixabrasil.com.br. Inclusive, a Acoru está fazendo a promoção de manter o valor das inscrições até o final, sem o aumento que estava previsto a partir de julho. No sábado, 17 de agosto, no Parcão, acontecerá a Maratoninha para crianças até 14 anos.


