Cinco alimentos que ajudam a prevenir o diabetes

Segundo dados divulgados pela Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD), atualmente, no Brasil, existem 13 milhões de pessoas convivendo com a doença.

Se trata de doença metabólica e multifatorial, que faz com que o organismo desenvolva defeitos na ação ou secreção da insulina, hormônio responsável pelo controle da glicose no sangue. A doença se desenvolve por meio de fatores genéticos, biológicos e ambientais e pode ser classificada como diabetes tipo 1 ou tipo 2.

Ainda de acordo com a SBD, metade dos brasileiros subestimam as consequências mais graves do diabetes. Por exemplo, apenas 42% deles citam as doenças do coração como complicações mais relevantes e só 55% destacam o comprometimento dos rins. A entidade diz que até 40% dos indivíduos com diabetes desenvolvem problemas nos rins. Eles também têm um risco de duas a quatro vezes maior de morrer vítima de doença cardiovascular, como infarto, ou de um Acidente Vascular Cerebral (AVC).

Diante deste cenário, os cuidados com a saúde e a prevenção precisam estar presentes no nosso dia.

No caso do diabetes tipo 1, infelizmente não há prevenção, pois, ele é genético e o portador nasce com a doença, ainda que ela não seja percebida de imediato.

No caso do diabetes tipo 2, porém, algumas medidas de prevenção podem ser tomadas, como uma a boa alimentação. O consumo diário de alguns alimentos ajuda a prevenir esse tipo da doença, pois, controlam o nível de glicose no sangue e a baixar o colesterol.

Conheça alguns deles:

Aveia: a quantidade de fibras presente nesse alimento ajuda a manter estável o nível de glicose no sangue

Amendoim: possui baixo índice glicêmico, que ajuda a prevenir a diabetes

Azeite de oliva: possui antioxidantes que ajudam a combater o colesterol e a diabetes

Trigo integral: esse alimento é rico em vitaminas do complexo B e fibra, que previnem o colesterol e melhoram a curva glicêmica da refeição

Soja: é um alimento rico em proteínas, fibras e carboidratos, prevenindo doenças cardiovasculares. Por ter um baixo nível glicêmico, ajuda a prevenir a diabetes também.

Além de comer os alimentos certos é importante seguir algumas orientações gerais como comer de 3 em 3 horas, evitar refeições muito grandes, estar dentro do peso ideal e praticar exercícios regularmente.