A Clínica Renal Municipal, administrada pelo Hospital Santa Casa de Uruguaiana, recebeu 18 novas máquinas de hemodiálise, no sábado, 7/2. As máquinas foram alugadas pelo HSCU.
De acordo com a gerente administrativa do Hospital, Taziane Maciel, as máquinas são alugadas em contrato que prevê ainda a manutenção necessária para os equipamentos. “Este modelo de locação foi escolhido por garantir um custo operacional significativamente inferior ao que tínhamos anteriormente”, alega. De acordo com ela, além da economia financeira, a principal vantagem é a eficiência. “Com a manutenção inclusa no contrato, garantimos maior agilidade técnica e, consequentemente, melhores soluções e segurança no tratamento oferecido aos nossos pacientes”, diz.
De acordo com o médico Rodrigo Braga Jorge, responsável técnico pela clínica, a locação dos equipamentos permitirá a ampliará da capacidade de atendimento. “A capacidade de atendimento passará para 70 pacientes inicialmente, podendo chegar a mais de 80, caso necessário”, diz. A capacidade até o momento era de 56 pacientes.
“A clínica estava operando com sua capacidade total e faltando vagas, estando pacientes da região sem vagas para realizar a diálise no município. Com esse movimento vamos conseguir receber todos estes pacientes com segurança da oferta da terapia, ampliando o número de vagas e a eficiência do tratamento”, complementa.
Questionados pelo CIDADE sobre o valor do contrato, bem como a origem dos recursos para custeá-lo, tanto a gerente administrativa quando o médico, não responderam. Já o gestor do HSCU, Dionathan Nicorena não respondeu as tentativas de contato da redação até o fechamento desta edição.


