A segunda reunião virtual da Liga Gaúcha SICOOB de Futsal com os clubes da elite do futsal gaúcho reiterou a data de 29 de agosto para início da competição. A fórmula de disputa ainda não está definida, assim como o número de clubes que participarão da competição. Por solicitação dos clubes, foi confirmado que não haverá rebaixamento neste ano.

Os clubes terão até o dia 29 de julho para confirmar a participação na Liga Gaúcha deste ano. “Provavelmente teremos a competição com portões fechados, pelo que se desenha em relação às condições sanitárias do Estado. É importante que todos saibam que esta condição, e as ordens das autoridades estadual e municipais, inclusive para liberação das praças de jogos, seguirão balizando as nossas definições sobre a competição”, explica o presidente da Liga, Nelson Bavier.

A Liga compromete-se ainda a desenvolver nos próximos dias um modelo de protocolo sanitário padronizado para retomada de treinos e de partidas em ginásios, a partir de protcolos já existentes em outras modalidades esportivas no Brasil. Há ainda tratativas para reduzir custos de testagem para Covid-19 a todos os clubes da Liga.

Participaram da reunião da noite desta terça representantes da Associação Carlos Barbosa de Futsal (ACBF), Associação Esportiva Uruguaianense (AEU), Associação de Futsal e Cultura de Seberi (AFUCS), Associação Lajeado de Futsal (ALAF), Associação Marauense de Futsal (AMF), Atlântico, Guarani (FW), Guarany (Espumoso), Horizontina, Lagoa, SASE e do Passo Fundo. Os 12 foram ouvidos e relataram suas condições no momento e as perspectivas para os próximos meses. Houve concordância na importância da manutenção da competição neste ano, mas parte dos clubes ainda avalia a condição financeira para manterem-se ativos com a possibilidade de portões fechados.

“A Liga segue discutindo, e iremos evoluir nas próximas reuniões, planos para garantir a exposição dos clubes e dos jogos por alguma alternativa de transmissão, em caso de portões fechados”, aponta Bavier.

Durante o encontro, a direção da Liga Gaúcha apresentou ainda as contas da gestão na temporada 2019.

Um próximo encontro virtual com os clubes da elite é previsto para o começo de julho. Nos próximos dias, a Liga Gaúcha também planeja reunir virtualmente os clubes das demais divisões, com a mesma pauta de discussões.

Liga Gaúcha 2

Nesta terça, 16/6, será a vez dos representantes dos 16 clubes da Liga 2 reunirem-se virtualmente para definirem os cenários possíveis para realização da competição em 2020. O encontro está marcado para às 19h.

Pelo calendário original da Liga Gaúcha SICOOB de Futsal, antes da pandemia, a competição deveria iniciar em meados do mês passado. No primeiro encontro virtual entre os clubes da Liga 2 o posicionamento da maioria dos clubes foi favorável à manutenção da disputa este ano.

Por enquanto, a única certeza é de que não haverá competições da Liga Gaúcha antes do início de agosto, e na última semana os clubes da elite definiram 29 de agosto como a data prevista para o pontapé inicial do campeonato, como citado acima.

No encontro desta terça, a intenção da Liga é novamente ouvir todos os clubes e chegar a um acordo sobre uma data possível para início da competição – respeitando as determinações das autoridades estadual e municipais. Ainda serão debatidos protocolos sanitários, a possibilidade de que os jogos só sejam possíveis com portões fechados e a busca de alternativas para arrecadação dos clubes.