MARISELE VELASQUES
Educação híbrida
A grande dúvida do momento para as famílias é saber sobre o retorno das aulas presenciais e entender como aconteceria todo esse processo. Vimos que o ano letivo de 2020 obrigou a educação a se adaptar em uma realidade nova. Em meio a uma pandemia e restrições de ir e vir com escolas fechadas, o conhecimento precisou chegar mesmo que sem a presença física do professor até os alunos. Surge então um tema novo: a educação híbrida, que já é uma realidade em cursos universitários à distância, mas para as instituições de ensino infantil, fundamental e médio uma possibilidade futura sendo pensada e que necessitaria de preparo para educadores com cursos e seminários podendo em alguns anos começar a ser implantada. Porém, um vírus mudou e adiantou tudo.
A educação híbrida é combinar o aprendizado on line e o presencial em uma nova rotina escolar tendo momentos de estudos presenciais e outros virtuais, oferecendo recursos diferenciados de pesquisas e trocas de saberes, inserindo dentro do contexto escolar as tecnologias já oferecidas por algumas familias no cotidiano dos alunos em suas casas.
Com pouco ou nenhum preparo os professores aprenderam a utilizar novas ferramentas e plataformas digitais para ensinar, e junto de seus educandos descobriram que conciliar a internet, computadores e celulares pode sim trazer muitos benefícios para uma educação de qualidade. Porém, o abismo entre a rede privada e pública ficou ainda mais evidente, já que, a ideia de oferecer atividades on line não funciona em comunidades mais carentes e as atividades remotas se limitam a ser impressas, ir buscar na escola e depois de prontas devolver para correção. Um processo mais demorado com pouca ou nenhuma interação com o educador para orientar e explicar. O que era para acontecer quando houvesse uma estrutura melhor nos educandários e acesso livre para quem não tem condições de pagar por mês um plano de internet, teve que ser implantado conforme a realidade de cada comunidade escolar.
Sabemos que será mais uma etapa desafiadora para todos e que como sempre o apoio dos familiares nesse processo ajudará muito na aprendizagem dos alunos. Precisamos nos adaptar para poder nos encontrar com segurança e voltar a conviver e aprender juntos.
Deixe seu comentário