URUGUAIANA JN PREVISÃO

Marisele Velasques

Egocentrismo

A maior responsabilidade que uma pessoa assume não é cuidar de uma grande empresa, lidar com quantias altas de dinheiro ou ter em suas mãos a oportunidade de salvar uma vida. A maior de todas é a de formar um ser humano. Não estou falando em criar, mas educar, o que não se limita em alimentar, higienizar, distrair e levar para dormir, é muito mais amplo e significativo. Educar é ser exemplo e não palavras soltas sem algum significado; é ensinar valores que a sociedade atual pouco ou nada valoriza; é dizer não quando necessário e tirar quando preciso. Educar é mostrar para seu filho que alguns valores jamais vão se enfraquecer com o tempo. Dizer a verdade, ser honesto e ajudar o próximo, atitudes simples que quando ensinadas desde a infância internaliza como característica particular da pessoa.
O mundo atual com excesso de mídias digitais ensina que o Eu é mais importante que o OUTRO, e que MINHAS vontades devem e podem ser saciadas para MINHA felicidade. Nossos filhos estão crescendo na década do self, que em inglês significa eu, ou seja, o  mundo girando em torno de mim, das minhas vontades, opiniões e pensamentos. Infelizmente aos poucos pensamentos assim começam a dividir as pessoas em grupos classificados por classe, cor, gênero, crenças, culturas, e a lista parece que não tem fim.  Toda criança tem uma fase mais egocêntrica com atitudes egoístas, isso é normal mas precisa e deve passar, sentimentos assim jamais devem ser alimentados. Para Piaget (1923), "o egocentrismo é a confusão inconsciente do ponto de vista próprio com o ponto de vista dos outros", e cabe aos pais com paciência ensinar a dividir, compartilhar e doar. É um processo de formiguinha simples, mas com resultados futuros gratificantes. O respeito e o amor ao próximo deve ser ensinado ainda  na infância como prioridade, e a solidariedade pode ser aprendida com um simples gesto de convidar um lanche, emprestar um brinquedo, ajudar a levantar ou invés de rir do tombo do outro, e doar para quem precisa o que nos sobra e servirá para alguém.
Ajudar a construir o caráter e os valores de vida de um ser humano é uma tarefa complexa e de grande responsabilidade. Todas as outras atividades importantíssimas na vida de alguém se tornarão nobres e honestas dependendo da base passada ainda em sua infância. Mostre o caminho, valorize e viva ele, seja o exemplo. Vai cansar e desgastar, porém, o resultado da pessoa humana e correta que você irá ajudar a formar vai te surpreender quando menos esperar e será recompensador. E se der errado? Ao menos durante anos você tentou.

Prepare seu filho Anterior

Prepare seu filho

Leia para sua criança Próximo

Leia para sua criança

Deixe seu comentário