MARISELE VELASQUES
Escolhas
O dia de ir decidir o futuro da nossa cidade através do voto está chegando, e nossas crianças e jovens estão assistindo de perto toda essa movimentação. Tenho certeza que em algum momento seu filho já fez alguns questionamentos sobre tudo o que está acontecendo e no nível da maturidade da criança ou do jovem a resposta foi dada. Esse período eleitoral é ótimo para novas aprendizagens, e quando elas vêm da família se tornam ainda mais significativas, pois envolvem valores e culturas próprias.
É claro que a grande maioria já tem seus candidatos, e isso é o poder que a democracia nos oferece de escolher nossos futuros funcionários para ajudar a cuidar e organizar nossa cidade. Esse é um ponto bem interessante de ensinar, como também a liberdade de expressão e escolha, entender que eles vão trabalhar por nós por quatro anos, que possuem a responsabilidade de cuidar da saúde, educação, segurança e infra estrutura, tendo comprometimento com o dinheiro público arrecadado a partir dos impostos pagos pela população. Também é importante explicar que existem países onde há ditaduras explícitas ou veladas, e que o voto não existe mais. Por isso, quando fazemos más escolhas toda a população sofre.
Alguns acreditam em ação que gera reação e outros que tudo o que plantamos iremos colher. O fato é que nós adultos sabemos que escolhas equivocadas em todas as áreas das nossas vidas, sempre vão trazer resultados bem diferentes dos que esperávamos. Pode parecer bobagem ou tempo perdido falar sobre política com seus filhos, mas vale a pena lembrar que daqui alguns anos eles que serão os eleitores e trabalhadores do nosso país.
Em algum momento da nossa vida nós aprendemos que o poder emana do povo através do voto, alguém nos explicou isso, por isso nosso papel como cidadão é multiplicar essa informação. Não existe ordem e progresso em um país sem democracia, e é preciso perceber que a política faz parte de toda a nossa vida, mesmo daqueles que acham que ela está perdida. Ela acontece diariamente dentro do nosso lar, do condomínio, entre vizinhos, escola, empresa. Ela é o conjunto de regras de convivência para que todos possam viver de forma tranquila e segura.
O dia está chegando e se as coisas estão boas ou se encaminhando para isso, nós podemos continuar acreditando nos mesmos, mas se estamos insatisfeitos esse é o momento de mudar. E como é bom aprender esses valores e sobre democracia com nossa família onde o significado de escolhas tem mais valor já que é dentro de nossa casa que reconhecemos nossas verdadeiras necessidades que não estão escritas em livros escolares, sites e jornais. Converse, dialogue e dê o exemplo indo às urnas fazer sua parte, lute por uma cidade melhor colocando pessoas de bem e comprometidas para nos representar. Nosso futuro está há uma tecla de confirmação na urna eletrônica.
Vote com responsabilidade!
Deixe seu comentário