URUGUAIANA JN PREVISÃO

MARISELE VELASQUES

Inclusão digital

As escolas adaptaram suas formas de trabalhar nesse ano por motivo do isolamento social imposto pelos governos. Com as instituições fechadas, os professores tiveram que se reinventar e se adaptar a nova realidade. O que não foi perguntado ou pensado foi se todos tinham acesso à internet. Aos educadores ficou a responsabilidade de improvisar e se adaptar independente da condição financeira ou física para a construção das atividades remotas, sejam elas ao vivo ou impressas para ser entregues às famílias. Já com os alunos o abismo digital que sempre existiu foi revelado, algo infelizmente normal para quem trabalha em escolas públicas.

Há muito se fala em inclusão digital, internet para as escolas e laboratórios de informática que funcionam com computadores para todos. Mas não é o que acontece. Essa diferença digital sempre houve, mas como nas escolas de periferia pouco ou nada é cobrado em relação a essas tecnologias, já que os professores conhecem a realidade da comunidade na qual a escola está inserida, pouco é discutido sobre o assunto. Enquanto escolas particulares se distanciam em aprendizagens e condições, as públicas nem conseguem acompanhar, e isso só se destacou com mais ênfase nesse momento, já que é nítida a diferença entre o que está sendo oferecido pelas instituições particulares e públicas.

O problema dessa grande diferença não é de agora, é só o resultado de anos de descaso com investimento em educação. Se fala tanto em direitos, políticas públicas, empoderamento, inclusão,?mas as palavras tão bem colocadas em falas anos a fora não mudaram em nada nossa educação. Se discursos bonitos dessem resultados, estaríamos bem a frente do 63° lugar que nos encontramos hoje no ranking mundial de qualidade de educação, que avaliou 76 países a partir de resultados de testes de matemática e ciências aplicados nesses países pelo Programa Internacional de Avaliação dos Alunos (PISA). Se fossem avaliar o acesso e a facilidade de utilizar mídias digitais de forma geral em nosso país, com certeza o resultado seria pior.

E de quem é a culpa? Com certeza não é do professor que há muito pede por igualdade de condições, investimentos e acesso. Nós sabemos que alunos de periferia possuem a mesma capacidade que aquele que estuda no melhor colégio particular da nossa cidade, o que falta é oportunidade e condições, porque educadores de qualidade e com vontade de ensinar com certeza eles já têm. As eleições estão chegando, avalie os trabalhos e investimentos não os discursos, porque como diz aquele ditado: ?"palavras convencem, mas exemplos arrastam". 

Escolhas Anterior

Escolhas

Letra e som Próximo

Letra e som

Deixe seu comentário