Marisele Velasques
Leia para sua criança
Existem alguns rituais que fazem parte da rotina das famílias, atividades que se repetem diariamente e que podem ser herança da infância de um dos adultos da casa. Eles são construídos a partir da cultura e crença daqueles que ali convivem. Uma das atividades mais comuns para nós gaúchos é a roda de chimarrão, momento ideal para conversar. Mas existe uma atividade importante para aprendizagem da criança e do seu desenvolvimento psicológico e intelectual, que é o hábito da leitura, quanto mais cedo começar, melhor será o desenvolvimento do seu raciocínio lógico, imaginação, fala e criatividade. São tantos benefícios, que o foco desse texto se perderia, já que o objetivo dele é orientar às famílias a oferecer desde muito cedo livros para seus pequenos.
Os primeiros podem ser de pano ou plástico, cheios de imagens e cores, as letras para os bem pequenininhos não importam. A partir dos 4 ou 5 anos livros contando histórias curtas já começam a interessar mais. Também tem aqueles que junto da história incentivam a pintar e a garotada gosta muito. Quando a criança ler sozinha os pais devem começar oferecer aqueles que são do interesse dela. Então, quando menos se percebe já se formou um leitor dentro de casa com o acompanhamento e incentivo de seus pais. E assim quando jovem irá buscar livros que mais interessa e vai ter a leitura como um momento de prazer e não de obrigação. Cabe lembrar que o esse hábito é melhor ser trabalhado ainda na infância e primeiramente dentro de casa. A escola também irá incentivar e cobrar, mas nada como o exemplo de quem se ama e convive para motivar ainda mais.
Outra forma de oferecer leituras para as crianças é ler para elas histórias antes de dormir. Elas acalmam além de aproximar quem lê de quem ouve. Torna-se um momento íntimo, divertido e de muita cumplicidade que faz bem para todos. A curiosidade infantil pede sem restrições para que os livros sejam lidos não interessa a hora ou o local, e isso é ótimo! Demonstra interesse e vontade de ter a atenção da pessoa que irá ler. Porém, o ideal é organizar um horário para atividades de leituras, e o melhor para todo mundo com certeza é na hora de ir dormir, quando as tarefas diárias já foram realizadas e a cabeça e o corpo se preparam para descansar.
Criar esse ritual para a família aproxima ainda mais seus membros construindo lembranças e momentos inesquecíveis para todos. E antes de adormecer ainda pode ter um abraço e uma linda oração. Isso irá acontecer todas as noites ou em algumas, conforme a disponibilidade e interesse de ambas as partes. As primeiras noites serão cansativas, mas aos poucos tudo se acomoda e começa a ser um momento agradável. E quando menos se esperar comprar livros já vai fazer parte do orçamento familiar. Não esqueça que as possibilidades de amar, interagir e aprender acontecem o tempo todo, vamos aproveitar as oportunidades de trazer para nosso lar esse momento tão enriquecedor. Aliás, o que você irá ler para sua criança hoje?
Deixe seu comentário