Marisele Velasques
Metodologias ativas
Com o avanço das tecnologias inseridas em nosso cotidiano, a busca por informações se tornou algo significativo na vida das pessoas. A sociedade em geral está mais atualizada e conectada. Empresas exigem um mínimo de conhecimento de informática como base para a vaga de emprego. Com o mundo mais tecnológico infelizmente a educação, principalmente a pública, continua bem atrasada. Com a chegada da pandemia e o fechamento das escolas para evitar aglomerações, essas ferramentas digitais tão presente em nossas vidas se tornaram o meio mais fácil para aproximar professores e alunos.
Sabemos que ainda existe um grande abismo social e que muitos educandos não têm acesso à internet, e se tem é com apenas um celular para toda a família, já que a grande maioria não possui computador. Mesmo assim, atividades são enviadas de forma impressa porque o grande objetivo da educação é incluir se adaptando as diversas realidades. Já para os que conseguem ter acesso os professores estão reaprendendo a ensinar. Aulas expositivas feitas presencialmente onde só o educador passa a informação e o aluno fica passivo ouvindo, não tem como acontecer on line. É muito cansativo para todos ficar apenas falando ou ouvindo, com barulhos externos e pessoas interferindo na concentração o tempo todo. Ter e dar aula na frente de um computador ou celular não é muito confortável, nem sempre a internet está boa ou a bateria consegue aguentar até o final.
Nesse ambiente remoto surge a metodologia ativa com mais força. Ela tem como objetivo principal fazer do aluno o agente da sua aprendizagem, trazendo para o momento da aula seus questionamentos e conhecimentos prévios. As atividades se tornam mais dinâmicas com a participação de todos e o professor atua como mediador de todas essas informações, fazendo com que o aluno se torne mais autônomo e confiante. Com diálogo e atividades diferenciadas utilizando vídeos, músicas, jogos, soluções de problemas e assuntos do cotidiano entre outros, as aulas ficam mais atrativas para aqueles que tem acesso.
Com certeza quando as escolas retornarem com suas turmas cheias e com segurança para a vida de todos, essas atualizações que os professores estão fazendo vão também acontecer nas aulas presenciais. A metodologia ativa já era conhecida, mas com a obrigatoriedade do distanciamento, os educadores com sua infinita disposição para ensinar, conseguiram se reinventar mais uma vez e da melhor forma possível, tentando diariamente levar conhecimento para seus alunos mesmo que de longe. A atualização pedagógica e a necessidade de adaptação em todo o processo educacional que está acontecendo nesse momento no mundo, trás a necessidade de proporcionar aulas mais dinâmicas, participativas, focadas e objetivas, e para variar, os professores não fogem da responsabilidade de dar o seu melhor para ensinar.
Deixe seu comentário