MARISELE VELASQUES
Olhe para o céu
O espaço está sempre em movimento, planetas, estrelas, constelações, galáxias, cometas e outros corpos celestes realizam espetáculos naturais o tempo todo, porém aqui da Terra não percebemos. Para quem gosta de astronomia sabe que o mês de Dezembro está apresentando fenômenos possíveis de serem vistos a olho nu. Um foi o eclipse solar do último dia 14, e o outro é o alinhamento de Saturno e Júpiter formando o que alguns chamam de Estrela do Natal, mas que na verdade é chamado de A Grande Conjunção, fazendo com que a luz dos dois planetas se unam.
Segundo pesquisadores esse fenômeno acontece a cada 20 anos ou mais, mas podendo ser visto tão facilmente por nós sem telescópio é muito raro, tanto que dessa forma aconteceu há mais de quatro séculos para alguns, enquanto outros falam em oitocentos anos. Sempre após o pôr do sol é possível observar os dois planetas a oeste e seu momento de alinhamento será dia 21/12. O interessante é que esse brilho poderá ser visto de qualquer lugar da Terra se o tempo não estiver encoberto e isso o torna ainda mais emocionante.
Em uma época de tantas incertezas e vendo o planeta inteiro querendo a cura, é muito emocionante saber que um fenômeno raro fará parte desse ano tão atípico em nossas vidas. Como me encanto com astronomia, quis dividir com você o que tenho lido e pesquisado nos últimos dias e convidar para que junto de sua família aprecie esse momento, mostre para as crianças e aproveite para voltar à infância, curta um pouco as estrelas junto de quem ama, relembre e conte a história do nascimento de Jesus onde uma estrela guiava quem o queria encontrar. Converse, reflita e se permita acreditar que tudo vai passar e sairemos desse momento com grandes aprendizagens. Compreenda que mesmo as circunstâncias não sejam tão favoráveis, o céu apresentará um espetáculo bem pertinho do Natal, momento de renovação da fé e da esperança de dias melhores. "Os céus declaram a glória de Deus; o firmamento proclama a obra das suas mãos." Salmos 19.1
Deixe seu comentário