URUGUAIANA JN PREVISÃO

Marisele Velasques

Resiliência

Estamos vivendo mais uma vez um período difícil em nosso país, em especial no Rio Grande do Sul, e a palavra resiliência está de volta em nossas vidas. Poucos conhecem seu verdadeiro significado apesar de estar vivendo, mas parece que ela quer fazer morada e nos ensinar a ter capacidade de lidar com os próprios problemas e superá-los. Em sua origem do latim: Resilire significa "voltar atrás", o que estamos fazendo mais uma vez, recuando para no tempo certo seguir a diante. Ela está associada à capacidade que cada pessoa tem de lidar com seus próprios problemas, de sobreviver e superar momentos difíceis como o de agora, e diante de situações adversas ter coragem de  não ceder às pressões cotidianas. Por mais bonita que seja ela requer muita coragem e força de vontade para ser vivida.  
O movimento de retorno às aulas estava acontecendo, algumas instituições particulares e de Educação Infantil já estavam com atividades presenciais. Tudo sendo preparado para um retorno com segurança, e novamente uma bandeira e um decreto devido o aumento do contágio pelo vírus parou o processo, cortou o que já estava planejado e novamente nos fez recomeçar planos e rotinas. Voltamos para trás para ressignificar e reorganizar de novo nossas vidas e as aulas presenciais. Esse movimento não se limita apenas aos professores, mas a todas as famílias.
A recomendação do governo estadual é para ficar em casa independente se você precisa trabalhar para sustentar sua família ou tem seu dinheiro garantido pelo próprio estado. Aproveite e fique pensando como resolver todos os seus problemas quando puder sair, já que soluções para eles não virão de quem mandou parar. Esse é o grande dilema dos lares nesse momento e a resiliência deve se fortalecer em todos nós e servir de exemplo para nossos pequenos através das nossas atitudes. O desespero e a insegurança virão em nossos pensamentos, mas precisamos trabalhar a paciência para esperar, coragem para voltar a conviver mesmo que mantendo a distância e esperança de um encontro com segurança e cheio de aprendizagens quando as escolas reabrirem.
Desejo que tempos difíceis sirvam para reflexão, aprendizagem e muita resiliência. Enquanto essa doença não for controlada com vacinas e tratamento precoce, seguiremos assim indo e parando quando necessário. Caminhando para frente e tendo que voltar atrás. Cheios de incertezas, porém com fé de que após a tempestade surge o arco íris para nos lembrar que Deus não esqueceu de nós, ao contrário, tem tanta gente que nem se lembra Dele. Toda vez que chove Ele se faz lembrar, mas quem presta atenção? "O arco estará nas nuvens, e olharei para ele a fim de me lembrar do pacto perpétuo entre Deus e todo ser vivente de toda a carne que está sobre a terra". Gênesis 9.16

Precisamos continuar Anterior

Precisamos continuar

Prepare seu filho Próximo

Prepare seu filho

Deixe seu comentário