Marisele Pereira Velasques
Segunda dose
A campanha de vacinação está acontecendo em nosso país, muitos grupos já foram imunizados, porém a grande maioria ainda precisa tomar a segunda dose. A ciência afirma que para algumas vacinas de fato proteger as pessoas é preciso duas doses. Muitos profissionais da área de saúde afirmam que mesmo com a vacinação completa é possível pegar a doença, porém, com menos intensidade e maior probabilidade de cura.
Na televisão, nas rádios, jornais e redes sociais, a campanha para que ninguém esqueça de se vacinar por completo acontece com bastante intensidade, já que quanto mais pessoas imunizadas, mais rápido poderemos retornar ao que se aproxima do que era nossas vidas antes da pandemia. E no meio de todas essas falas, alguns profissionais não se encaixam: os de educação. Não sei se é para nossa alegria ou tristeza, mas parece que com apenas uma dose já dá para voltar para a sala de aula, basta seguir todos os protocolos de segurança e se a Covid pegar, parece que vamos ter imunidade suficiente para vencer. Quando nossa segunda dose chegar já teremos confirmado essa teoria.
Muitos colegas das escolas particulares já estão vivenciando essa experiência antes mesmo de ter tomado a primeira dose, e graças a Deus as aulas estão acontecendo com segurança. Agora chegou a vez das municipais com profissionais cheios de esperança confiando em um retorno tranquilo. Vale a pena lembrar que durante esse período de pandemia perdemos muitos trabalhadores da educação que não estavam em sala de aula e mesmo assim se foram.
Conhecemos as leis e os direitos de nossas crianças e adolescentes, mas acho que ainda ninguém fez uma lei sobre o direito à vida do professor e de seus colegas que ajudam a manter as escolas funcionando, cumprindo o seu papel tão essencial que é oferecer conhecimento. Ainda bem que professor não foge da luta, se temos que voltar estaremos lá com coragem e fé, sabendo que nosso papel na sociedade é insubstituível e forma todos os outros profissionais, como aqueles que alertam que a vacina só será segura com as duas doses tomadas, e também aqueles que fazem leis e assinam documentos para que aconteça um retorno o quanto antes, sem garantias alguma da preservação da nossa vida e da nossa família. Sendo assim, deixo essa mensagem de encorajamento para todos que estão prestes a voltar: "Seja forte e corajoso! Não temas, nem desanima, pois o Senhor estará contigo por onde você andar". Josué 1.9
Deixe seu comentário