URUGUAIANA JN PREVISÃO

Marisele Velasques

Trabalhar domingo

Este é o assunto do momento nas redes sociais, em especial entre os professores, tudo porque um dos candidatos à presidência do Brasil em um debate transmitido no último domingo dia 16/10, ao ser questionado se teria algum projeto para recuperar a aprendizagem dos alunos, afirmou que iria convidar prefeitos e governadores para organizar mutirões com os professores e que os mesmos poderiam trabalhar sábado e domingo. Vale a pena saber que infelizmente isso já acontece há muitos anos, o que diferencia é a presença nas escolas atendendo alunos.

Todo professor sabe, e seus familiares também, que vários sábados são letivos em nossas escolas, e os domingos além de descanso, servem para organização de materiais, preparação de aulas, correções de avaliações e atividades, entre outras tarefas. Nosso descanso nunca é completo. Muitas vezes enquanto as pessoas estão dormindo estamos finalizando algo para a próxima aula, mesmo acordando cedo no outro dia. Feriados nem sempre servem apenas para descanso, mas são oportunidades de organizar melhor o trabalho e preparar relatórios e avaliações. Fora os cursos, atualizações, pós graduações, mestrados, formações continuadas. Nós não paramos.

Sempre trabalhamos aos domingos, mas em casa, perto das pessoas que fazem parte da nossa família, depois de momentos de descanso e lazer. Agora, atender aluno no único dia que temos para ficar com nossos familiares é uma falta de respeito com o ser humano que está por trás do educador. Prefiro acreditar que a resposta foi improvisada por não haver um plano para recuperar o atraso na educação, do que entender que a real intenção é nos aprisionar dentro de escolas como se fosse apenas responsabilidade dos profissionais da educação todo o atraso que aconteceu devido a pandemia que nos obrigou a fechar as instituições de ensino e fazer das aulas remotas a maneira mais prática de chegar com conhecimento até nossos alunos. Para variar, tudo sempre sobra para o professor.

Lamentável.


Não se abstenha Anterior

Não se abstenha

Nem Nem Próximo

Nem Nem

Deixe seu comentário