URUGUAIANA JN PREVISÃO

Rubens Montardo

Água & Luz

Crise
A situação é delicada no Brasil e, para evitarmos maiores problemas, precisamos ter consciência da importância do uso racional da água e do consumo de energia elétrica. Nada de desperdiçar o líquido precioso. Quanto à energia elétrica temos que ficar atento ao consumo, evitar o excesso de lâmpadas acesas em residências, casas, lojas, etc. A dica é racionalizar para escaparmos de apagões ou do racionamento neste verão.  

Vidas Salvas!
No último mês de setembro, 363 cidades gaúchas não registaram nenhum óbito por Covid-19, o que representa 73% dos municípios. Em agosto, o percentual foi de 63%. Em julho, de 45%. E ainda tem "gente" que é contra a vacinação!   

Assédio
Liderança emergente estaria sendo assediada por uma sigla que tem como um de seus próceres um dos filhos do "homem". No foco, as eleições 2022. Agora, vamos aguardar o desfecho deste Patriota.

Data
15 de Outubro é o dia do Professor. Aos Mestres, nossa eterna gratidão, respeito e agradecimento.  

Roda
Na terça-feira, dia 19/10, às 19h, acontecerá a segunda edição do projeto Roda de Conversas, promovido pela Câmara Municipal, por meio da Escola do Legislativo Dr. Homero Tarragó, em conjunto com a Prefeitura de Uruguaiana. O participante desta rodada será o ex-prefeito, ex-deputado estadual e secretário de Cultura, Antonio Augusto Brasil Carús.

Candidata
Até 2020 só o PT lançou candidatas ao cargo de Prefeito em Uruguaiana. A primeira foi Cristina Eberle Motta no pleito de 1988. Depois, nos pleitos de 2008 e 2012, a candidata foi a professora Maria de Lourdes Brondani Dávila. Em 2022 será que teremos alguma mulher na cabeça de chapa?

Parlamentarismo
Infelizmente no Brasil nunca tivemos uma campanha séria e lúcida sobre os benefícios do parlamentarismo e o fortalecimento dos partidos políticos.

Fritura
Após a divulgação da notícia de que o ministro Paulo Guedes mantém uma empresa offshore milionária, nas Ilhas Virgens Britânicas, teria iniciado seu processo de fritura no Governo Federal, incentivado pelo Centrão.

Tricolor

No embalo das conquistas do técnico Renato Portaluppi, o presidente do Grêmio, Romildo Bolzan Júnior era apontado como potencial candidato ao Governo do Estado ou ao Senado pelo PDT. Hoje, ninguém comenta esta possibilidade.

Planalto
Não tenho dúvida de que o desempenho da economia brasileira terá um importante papel no pleito presidencial de 2022. Por enquanto, as pesquisas são indicativas do atual momento e ainda "tem muita água para cruzar debaixo da ponte".

Alvo
O ex-presidente Lula teria sinalizado preocupação com a possível candidatura de Eduardo Leite, que já vem sendo alvo da militância  bolsonarista. O motivo são os baixíssimos índices de rejeição de Eduardo e suas elogiadas participações em programas em rede nacional de televisão. Tudo que a dupla Bolsonaro/Lula quer evitar é uma disputa com um candidato com baixa rejeição.  

Alvo II
Outro fator que ajudou na definição da dupla para "bater forte" em Eduardo Leite é a possibilidade aventada na última semana. O ex-juiz Sergio Moro, que atualmente mora em Washington, esteve no Brasil, reunido com dirigentes partidários e poderá filiar-se a uma sigla para formar chapa com o governador gaúcho. A chapa Eduardo Leite/Sergio Moro é o sonho de caciques tucanos e dos defensores de uma opção viável a dupla BolsoLula.

Vice
Nos bastidores estaria cotado o nome da jovem cientista política e deputada federal paulista Tabata Amaral, para ocupar a vaga de vice na chapa liderada pelo ex-presidente Lula. Tabata foi eleita pelo PDT em 2018 com 264.450 votos. Em setembro passado filiou-se ao PSB.

Inimiga
Eleita deputada federal, com 1.078.666 votos pelo PSL em 2018, na onda bolsonarista, a jornalista Joice Hasselmann, 43 anos, deixou o PSL no último dia 07/10 e filiou-se ao PSDB para apoiar o governador João Doria nas prévias do partido. Joice hoje é inimiga figadal do presidente Jair Bolsonaro.

O xadrez político Anterior

O xadrez político

Professor Adão Ney Valença Próximo

Professor Adão Ney Valença

Deixe seu comentário