URUGUAIANA JN PREVISÃO

Rubens Montardo Jr

Na mira da Justiça

O excêntrico bilionário Donald Trump não vive um bom momento. Em uma acusação criminal inédita contra um ex-presidente dos Estados Unidos, os promotores de Manhattan acusam DonaldTrump de falsificar registros comerciais com a intenção de ocultar conduta ilegal relacionada à sua campanha presidencial de 2016. As acusações criminais decorrem da investigação do procurador distrital de Manhattan, Alvin Bragg, sobre pagamentos clandestinos, feitos durante a campanha de mulheres que alegaram ter tido casos extraconjugais com Trump, o que ele nega. Trump “falsificou repetidamente e de forma fraudulenta registros comerciais de Nova York para ocultar conduta criminosa que ocultou informações prejudiciais do público votante durante a eleição presidencial de , segundo os documentos de acusação divulgados. Cada acusação criminal que Trump enfrenta está relacionada a uma entrada específica entre os registros comerciais da Organização Trump. O ex-presidente americano se declarou inocente de todas as acusações.

Mudanças

A Rede Globo segue firme no seu propósito de reformulação, com a dispensa de funcionários que recebiam altos salários, bem acima do que é oferecido no mercado de trabalho. Nomes tradicionais, por exemplo, já foram desligados: Carlos Tramontina, Ernesto Paglia, Edney Silvestre, Neide Duarte, Renato Machado, Francisco José, Eduardo Faustini, José Hamilton Ribeiro, Alberto Gaspar, Ari Peixoto, Isabela Assumpção, Vico Iasi, Christiane Pelajo, Chico Pinheiro, Carlos Alberto Sardenberg, Michelle Barros, Cléber Machado e Marcelo Canellas. Nesta semana, o corte atingiu os jornalistas Mônica Sanches, Flávia Jannuzzi, Jorge Espírito Santo, o Jorjão, diretor artístico do Fantástico, e Arthur Guimarães, repórter investigativo, e um dos grandes nomes da emissora, responsável recentemente, ao lado de Andrea Sadi, pelo vídeo sobre as joias recebidas e guardadas por Bolsonaro. Marcos Serra Lima, Alba Valéria Mendonça e Rodrigo Melo, profissionais que trabalhavam no portal G1, também foram demitidos. Ainda, nomes do chamado G5 da Globo (São Paulo, Rio de Janeiro, Recife, Brasília e Minas Gerais) podem ser desligados nos próximos dias, incluindo profissionais da direção de jornalismo. O problema, para a Globo, é que esses profissionais com 20, 30, 40 anos de casa se tornaram ‘caros’ por ter salários mais altos. A TV que faturou R$ 15 bilhões em 2022 sacrifica seus ‘medalhões’ para economizar a fim de reverter o prejuízo de R$ 210 milhões registrado no balanço financeiro nos dois últimos anos. Também, a concorrência com as redes sociais tem afetado canais de televisão, jornais e rádios. Novos tempos!

Polarização

Recente pesquisa do Datafolha aponta que 30% dos eleitores brasileiros se dizem petistas, enquanto 22% se definem como bolsonaristas. Os números mostram que o início do mandato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) não impactou significativamente a polarização no País. A pesquisa, feita em 29 e 30 de março, questionou a 2.028 entrevistados em 126 cidades como se definiam em uma escala de níveis de 5: 1 significa ser bolsonarista; 2, mais próximo do bolsonarismo; 3, neutro; 4, mais alinhado ao petismo; e 5, petista. Em um levantamento anterior, realizada entre 19 e 20 de dezembro de 2022, se diziam petistas 32%, enquanto 25% afirmavam ser bolsonaristas. Considerando a margem de erro de dois pontos percentuais para ambos os levantamentos, houve uma oscilação negativa em ambos os casos, principalmente entre os apoiadores de Jair Bolsonaro (PL).

Benjamin Ferencz Anterior

Benjamin Ferencz

Justiça Próximo

Justiça

Deixe seu comentário