Rubens Montardo
O xadrez político
Federal
Algumas sinalizações ao pleito de 2022. O médico José Carlos Zaccaro, vereador mais votado em 2020, é pré-candidato a Deputado Federal pelo Progressistas (PP), que já apresentou a pré-candidatura do senador Luis Carlos Heinze ao Governo do Estado. No meu entender, aqui na aldeia, toda definição política de 2022 passa por um único nome: o do prefeito Ronnie Mello. Se ele renunciar em abril de 2022 para concorrer, muda o quadro, inclusive em siglas que integram seu governo. Reeleito em 2020, com 40.409 votos (72,68%), Ronnie Mello é quem dará as cartas na próxima eleição, embalado em seu prestígio eleitoral, seja como candidato ou como excelente cabo eleitoral.
Frederico
Tudo indica que o deputado Frederico Antunes buscará um novo período no parlamento. No exercício do sexto mandato consecutivo, Frederico Antunes já foi diretor do Banrisul, secretário estadual de Obras Públicas, presidente da Assembléia Legislativa, é líder de Governo e, recentemente, liderou a retomada da aviação civil no Rio Grande do Sul e a implantação dos free shops nas cidades fronteiriças, tendo grande visibilidade e conquistas na seara política.
Imortal
A atriz Fernanda Montenegro, aos 92 anos, vai entrar na Academia Brasileira de Letras, na cadeira nº. 17 que pertenceu ao escritor e diplomata Affonso Arinos de Mello Franco (1930-2020). O patrono desta cadeira é o jornalista e diplomata Hipólito José da Costa (1774-1923). Fernanda é candidata única e precisa de apenas 17 votos para ser eleita no próximo dia 4 de novembro, na sede da ABL, no Rio de Janeiro. No dia 11/11 haverá eleição para o novo ocupante da cadeira nº. 20, cujo patrono é o escritor Joaquim Manuel de Macedo (1820-1882). O último ocupante foi o advogado Murilo Melo Filho (1928-2020). Concorrem nesta vaga o músico e cantor Gilberto Gil, ex-ministro da Cultura, e o poeta Salgado Maranhão. Ainda, em novembro, no dia 18, será eleito o titular da cadeira nº. 12, que tem como patrono o jornalista e advogado, Joaquim França Júnior (1838-1890); e no dia 24/11, o da cadeira nº. 39, que tem como patrono o diplomata e historiador, Francisco Adolfo de Varnhagen, Visconde de Porto Seguro (1816-1878).
Mudanças
Pelas pesquisas o Domingão com Huck está bem abaixo das expectativas globais e sofrerá reformulações no início de 2022. Outro programa dominical, denominado Zig Zag Arena, capitaneado por Fernanda Gentil, que já fracassou no desastroso Se Joga, não está agradando o público. De outro lado, Marcos Mion foi um acerto global nas tardes de sábado, pois aumentou a audiência e o faturamento. Agora, a aposta é Tadeu Schmidt na apresentação do BBB22, em substituição a Tiago Leifert. A jornalista Maria Júlia Coutinho, apresentará o Fantástico, ao lado de Poliana Abritta. A vaga de Maju no Jornal Hoje ficará com César Tralli.
Mudanças II
Outra mudança é o término da Malhação, programa que completou 27 temporadas na telinha global e que revelou vários atores. O cancelamento foi uma desagradável surpresa para o mundo artístico. Com a popularização da internet e dos streaming, as Tvs abertas deverão promover significativas mudanças na próximo ano.
Planalto
Faltando pouco menos de um ano para eleição presidencial o quadro ainda está bem indefinido. Neste momento, Bolsonaro e Lula rivalizam e polarizam as preferências, mesmo com altos índices de rejeição. Mas os últimos movimentos com a formação do UB - União Brasil, nova sigla composta pelo DEM e PSL, poderá receber mais uma adesão, a do PSD de Gilberto Kassab. Este grupo busca um nome para corrida ao Palácio do Planalto e o preferido seria o ex-juiz e ex-ministro, Sérgio Moro.
Deixe seu comentário