URUGUAIANA JN PREVISÃO

Rubens Montardo

Rio Grande: um Salto para o Abismo

O problema se arrasta pelos últimos 50 anos. Podemos afirmar que no centro da crise econômica que abala o governo e a sociedade gaúcha, está a dívida pública do Estado. O Rio Grande do Sul é a unidade da federação com gigantesca dívida proporcional. A situação sempre apresenta projetos para aumentar impostos e tarifas públicas, medidas paliativas e que só empurram o problema para frente. Nada que sinalize uma alternativa viável para resgatar a dignidade do governo e o equilíbrio nas contas. Não fora uma medida judicial, pela qual o Governo gaúcho deixou de pagar parcelas da dívida com a União, o Rio Grande já teria mergulhado no caos. A bancada de oposição, com a costumeira demagogia e com os apupos das ditas entidades de classe, evidencia que é contra aumento de impostos, joga para torcida, mas não apresenta nenhuma proposta viável, responsável e eficaz para sanear o Estado. Desde o governo Euclides Triches estamos neste dilema. Depois da redemocratização, todos os partidos expressivos no cenário nacional, já ocuparam o Palácio Piratini e não lograram êxito na implantação de programas de recuperação financeira. Em alguns casos tivemos candidatos afirmando que o governador deveria ser eleito em sintonia com o Governo Federal e, assim, teríamos a grande oportunidade de resolver o problema. Engodo, mentira deslavada! Nosso Estado, que foi disparado o mais pujante da Região Sul, hoje olha o Paraná ao seu ladinho e Santa Catarina também em franco desenvolvimento. Algo deve ser pensado, discutido e implementado por um grupo especializado para resgatar o Rio Grande do Sul, tirá-lo da beira do precipício antes que o caos se instale na comunidade gaúcha. Nossos Senadores deveriam liderar este processo. Acordem! Alguém precisa levantar esta bandeira, com afinco, determinação e inteligência. 

Conversa

Boas entrevistas e temas interessantes são abordados no Conversa com Bial. Infelizmente a Globo veicula o programa de Pedro Bial muito tarde. Um horário ideal seria às 23h.

Eleições

Foram registrados treze concorrentes ao Paço Municipal em Porto Alegre. Em Caxias do Sul serão onze postulantes; em Pelotas e Canoas, nove candidatos em cada município; em Santa Maria, seis concorrentes. Em Uruguaiana, teremos seis candidatos ao cargo de Prefeito Municipal.

Faliu

A falência da Aplub, companhia de seguro privado, deixou 16 mil segurados "a ver navios". Agora teremos uma longa novela, muitas delongas judiciais e, ao final, o grande prejuízo, ficará nos ombros dos segurados. O patrimônio não cobre sequer a metade da dívida. Curiosidade: E o que fizeram aqueles que deveriam fiscalizar estas seguradoras? Por onde andavam?

Futuro

Tudo indica que o Governo Federal apresentará um plano para privatização dos Correios. Aliás, o processo já está em andamento, segundo informou o presidente da estatal, general Floriano Peixoto.

Transplante

O número de transplantes caiu no Brasil durante a pandemia. Levantamento da Associação Brasileira de Transplantes mostra que o país realizou, entre abril e junho, 2.474 cirurgias do tipo. O volume representa uma queda de 61% na comparação com o primeiro trimestre, quando foram feitos 6.423 procedimentos. Com a diminuição, o número de mortes de pacientes cadastrados na fila de espera cresceu mais de 40%. Desde 2007, o Ministério da Saúde realiza a campanha "Setembro Verde" com ações de conscientização sobre o tema.

Vandalismo

A estátua do escritor Ariano Suassuna, localizada na Rua da Aurora, região central do Recife, apareceu quebrada. O monumento foi feito pelo artista plástico Demétrio Albuquerque e inaugurado em 2017. A escultura faz parte do Circuito da Poesia do Recife, criado para perpetuar o legado de personalidades ligadas à arte em Pernambuco. No Brasil, o vandalismo que atinge monumentos públicos é vergonhoso e quase sempre fica impune.

Desperdício

O tradicional Globo Repórter, no ar desde 1973, atualmente apresentado pelas jornalistas Sandra Annenberg e Glória Maria, é um desperdício de talentos, usando duas pessoas para falarem meia dúzia de frases, antes da exibição das matérias. Na onda de cortes globais, em breve, creio que só uma ficará no programa.


Novo Ministro no Supremo Anterior

Novo Ministro no Supremo

Os malefícios do tabaco Próximo

Os malefícios do tabaco

Deixe seu comentário