URUGUAIANA JN PREVISÃO

Rubens Montardo Junior

Sensatez

Perder ou ganhar faz parte do processo eleitoral, pois não existe empate em eleições. O processo eleitoral de 2022 ocorreu na mais absoluta lisura e transparência e o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com agilidade apresentou o resultado na disputa presidencial mais acirrada até hoje. A democracia é assim, um dia somos vitoriosos e; em outro momento, derrotados. Faz parte do processo. A eleição acabou. Agora cabe aos eleitos implementarem suas propostas. Caso contrário, daqui 4 anos o povo tem a soberania do voto para corrigir equívocos, manter governos se assim o desejar ou escolher outra alternativa para mudança de rumos.

Presidente

A disputa pela Presidência da República teve o placar mais apertado desde a redemocratização do Brasil. Luiz Inácio Lula da Silva foi eleito com 60.435.999 votos (50,90%; e Jair Bolsonaro obteve 58.206.354 votos (49,10%). Dia 1º. de janeiro de 2023, Lula assumirá seu terceiro mandato como Presidente da República.

Governador

O jovem Eduardo Leite, aos 37 anos de idade, torna-se o primeiro governador reeleito na história do Rio Grande do Sul. Sua vitória no segundo turno, teve como principal suporte a votação de lideranças, filiados e simpatizantes do Partido dos Trabalhadores (PT). No primeiro turno, Leite conquistou 1.702.815 votos; e Edegar Pretto (PT) obteve 1.700.734 votos. O vencedor do primeiro turno foi Onyx Lorenzoni (PL) que fez 2.382.026 votos. No segundo turno, Onyx fez 2.767.786 votos (42,88%). Já Eduardo venceu o pleito com 3.687.126 votos, obtendo 57,1% dos votos válidos. Mesmo sem uma aliança oficial, dirigentes petistas recomendaram o “voto crítico” em Eduardo Leite, para derrotar o ex-ministro de Bolsonaro.

Postura

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira; o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco; e o vice-presidente da República e senador eleito pelo RS, Hamilton Mourão tiveram a postura que se espera de quem ocupa tão importantes cargos no Brasil, enaltecendo o processo democrático e aceitando o resultado das urnas.

Parabéns!

Neste dia 04 de novembro, o cantor, músico, compositor e fotógrafo uruguaianense Luiz Alberto (Bebeto) Nunes Alves, comemora seus 68 anos de idade. Muita saúde, alegria e paz ao prezado e talentoso amigo Bebeto Alves. É isso aí, "dos meus"!

Articulação

Sem maioria na Câmara dos Deputados e no Senado, o futuro presidente Lula, precisará de um bom articulador político para sensibilizar o Congresso Nacional na aprovação de projetos.

Simone

A atual Senadora Simone Tebet, que concorreu ao Planalto, deverá ser contemplada com um Ministério e também poderá ser articuladora do partido no apoio ao futuro governo.

Ciro

O ex-ministro e ex-governador Ciro Gomes (PDT), que faz 65 anos no dia 06/11, ainda não definiu seu futuro político.

Federados

A exemplo do PSDB e Cidadania, alguns dirigentes já estudam a possibilidade de criar outras federações partidárias, para sobrevivência de algumas siglas.

Posse

A data da posse em 1º. de janeiro é ruim e deve ser mudada. O Congresso, por meio de Emenda Constitucional, deverá mudar para dia 15 de novembro. Finalizado o segundo turno no último domingo de outubro, a posse seria no feriado que marca a Proclamação da República. Este período entre o resultado da eleição e a posse é muito prolongado. 

Perdas Anterior

Perdas

AVC Próximo

AVC

Deixe seu comentário