A Maternidade do Hospital Santa Casa de Caridade de Uruguaiana (HSCU) recebeu, nesta quinta-feira, 11/12, a primeira visita técnica da Comissão Especial de Apoio às Maternidades e Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) Neonatais da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul (ALRS). O deputado estadual Dr. Thiago Duarte (União Brasil), presidente da comissão, e a vereadora Stella Luzardo (União Brasil) participaram da agenda para avaliar a estrutura e identificar necessidades de melhorias no atendimento materno-infantil.
Atualmente, a Santa Casa conta com 14 leitos do Sistema Único de Saúde (SUS) e 14 para convênios e particulares, sete leitos para gestantes de alto risco, cinco de Unidade de Cuidados Intermediários Neonatais (UCINCo) e oito leitos de UTI Neonatal habilitados pelo SUS, com projeto de expansão para 10. Até dezembro, mais de 1.300 partos foram registrados.
Durante a visita, o grupo priorizou a análise de pontos críticos para a prevenção da prematuridade e a identificação de demandas estruturais. A comissão também manifestou a intenção de mapear lacunas no atendimento materno-infantil no Rio Grande do Sul, promovendo diálogo entre gestores estaduais e profissionais da saúde para soluções concretas.
Entre as propostas estudadas estão a valorização e melhor remuneração dos profissionais do SUS e do Instituto de Previdência do Estado (IPE) Saúde, o fortalecimento dos direitos das mulheres no pré-natal e o cumprimento de normas de segurança que garantam partos mais seguros. “Nosso objetivo é apoiar a ampliação dos serviços, especialmente nas UTIs neonatais”, afirmou o deputado Dr. Thiago.
Também esteve presente na visita o médico ortopedista Dr. Fernando Tarrago. A Santa Casa de Uruguaiana, instituição com mais de um século de atuação e referência assistencial entre os hospitais filantrópicos gaúchos, atende cerca de 11 municípios da região da Fronteira Oeste, oferecendo cuidados que incluem maternidade e UTI Neonatal.
Texto: Fellipe Medeiros

