
O deputado estadual Frederico Antunes (PP) e a senadora Ana Amélia Lemos (PP), acompanhados dos deputados federais Covatti Filho e Renato Moling, e dos prefeitos de Pantano Grande, Cássio Nunes Soares; de Itaqui, Jarbas Martini; de São Sepé, Leocarlos Girardeli, e de São Gabriel, Rossano Gonçalves, se reuniram na semana passada, com o Ministro dos Transportes, Valter Casemiro.
A conversa foi acerca das obras de manutenção, conservação da BR-290, no trecho entre Eldorado e Uruguaiana; duplicação da BR- 290, trecho Eldorado-Pantano Grande; construção do trevo de acesso ao Campus da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), em São Gabriel; além das obras de manutenção e conservação das BRs 158, 293 e 472.
De acordo com o deputado Frederico Antunes essas rodovias, localizadas na Fronteira do RS, tiveram cancelados seus contratos de manutenção através do Crema nas BRs 290, 158, 293 e 473, inclusive as obras nos trevos de São Gabriel (Unipampa).
O ministro dos Transportes, Valter Casemiro, anunciou que em função do contingenciamento de verbas do Governo Federal, as obras de recapeamento, via Crema, estão suspensas, mas as operações tapa-buraco, através do Programa Anual de Trabalho e Orçamento (Pato) serão mantidas até o final do ano.
Trevo
A respeito das obras de manutenção e conservação do trevo de entrada de Uruguaiana, que começaram com a realização da fresagem, mas tiveram o trabalho paralisado há cerca de um mês, o ministro Valter Casemiro disse que iriá entrar em contato com o superintendente regional do DNIT/RS, Alan Magalhães Machado para ver a possibilidade da retomada dos serviços nessa obra.
Ponte do Ibicuí
Sobre a construção da nova ponte sobre o Rio Ibicuí, na BR-472, entre Itaqui e Uruguaiana, o ministro disse que a obra já tem com o projeto aprovado. O que falta no momento é a dotação orçamentária para a realização da obra. O prefeito Jarbas Martini fez um relato na luta por essa obra. Disse que a nova ponte significa um caminho de prosperidade e agilidade no transporte de pessoas e produtos, no nosso principal corredor de exportação do Mercosul. Além disso, a nova construção é fundamental para o desenvolvimento econômico e social da região da fronteira”, finaliz








