Foi realizada no último sábado, 8/8, reunião extraordinária do Conselho Municipal de Política Cultural, de forma híbrida com conselheiros participando presencialmente e outros remotamente.
Durante o encontro, que ocorreu na Biblioteca Municipal, um dos assuntos deliberados foi sobre a montagem da comissão que trabalhará na aplicação dos recursos provenientes da Lei Federal 14.017/2020.
A Comissão foi constituída com representações de entidades locais. Compõem o grupo o Movimento Negro de Uruguaiana, a 4ª Região Tradicionalista, a SBU Filhos do Trabalho e a Liga de Defesa Nacional, além de representantes do Secretaria de Governo e Diretoria de Cultura do Município.
A Lei Federal nº 14.017/2020, conhecida como Lei Aldir Blanc, tem como objetivo central estabelecer ajuda emergencial para artistas, coletivos e empresas que atuam no setor cultural e atravessam dificuldades financeiras durante a pandemia.
Serão destinados mais de R$ 800 mil para o segmento dos realizadores de cultura e espaços culturais em Uruguaiana.
Nos próximos dias, o Governo Federal deverá expedir a regulamentação da referida Lei e repassar os valores aos Estados e Municípios, permitindo com isso, que Uruguaiana possa expedir os editais de cadastramento e seleção daqueles que poderão ser beneficiados.


