Mais de três mil corredores participaram no sábado, 2/3, da 16ª Travessia Torres-Tramandaí (TTT 2022), prova que percorre 82 km que separam o município de Torres da barra de Tramandaí/ Imbé. Entre os atletas que completaram o percurso está Mauro Elder Pereira dos Santos, uruguaianense que ficou em 6º lugar na sua categoria.
O evento de verão é conhecido por atrair a atenção dos aficionados por corrida do sul do país por possuir o percurso mais longo do Rio Grande do Sul. Segundo os organizadores, este ano marcou a realização da prova mais esperada, sofrida e discutida de todos os tempos.
Isso porque o percurso não foi disputado em 2021 devido à pandemia de covid-19. Além disso, houve emoção extra, pois na sexta-feira a maré estava tão alta que parecia impossível que a corrida pudesse acontecer no dia seguinte, quando estava marcada.
No sábado, porém, com condições climáticas adequadas e com a temperatura amena, o evento aconteceu. “Os corredores fizeram a festa, a festa de sempre. Foi emocionante”, disse Mauro Elder, que cumpriu o trajeto de 82 quilômetros em 08h52min03seg.
Aos 41 anos, Mauro corre desde 1994, por influência de outro atleta de elite do esporte de Uruguaiana, Aldo Darci, o Sobradinho. Desde então ele concilia a profissão de técnico em Segurança do Trabalho com as corridas.
No desafio de sábado ele esteve representando a equipe da Guiar Escola de Corrida. Para a prova da TTT ele foi treinado por Ricardo Fonseca e teve como preparador físico Daian de Souza.
No seu currículo está a participação nas maratonas de Porto Alegre; Curitiba e Revezamento Pão de Açúcar, além da Meia Maratona de Buenos Aires. Ao todo já participou de três edições da TTT: 2019, 2020 e 2022.
Nesta terça-feira, 5/4, o atleta uruguaianense recebe uma homenagem do Município pelos resultados obtidos e pela repercussão positiva de seu desempenho em torno do esporte local.
Com informações de Ascom/PMU


