Prestes a completar 25 anos como corredor de rua, o uruguaianense Mauro Elder Pereira dos Santos, de 38 anos, subiu a serra catarinense no último final de semana. Literalmente, pois o atleta participou da Mizuno?Uphill?Marathon, que possui uma altimetria positiva (subida acumulada) singular, além de muitas curvas.
Para “aquecer” o corpo, Santos percorreu 5 km na sexta-feira, 30/8, na Serra do Rio da Rastro (SC). No sábado, 31/8, o dia começou cedo. Às 7h em Treviso (SC), foi dada a largada para a maratona, de 42 km. Às 16h do mesmo dia, em Lauro Muller (SC), foi a vez de encarar 25 km, para fechar o Desafio Samurai, com 67 km (42 km + 25 km).
Em entrevista a nossa reportagem, o uruguaianense falou sobre a preparação para o desafio. “Foram aproximadamente oito meses de preparação, de treinamento específico. Essa prova é muito difícil pelas condições climáticas que ela tem. Além disso, neste ano teve chuva, vento e temporal nos últimos quilômetros. Foi uma prova muito dura, e é uma das mais cobiçadas que tem no Brasil”, explicou.
De acordo com Santos, o Desafio Samurai é feito por avaliação de currículo. Na bagagem de atleta, o uruguaianense acumula cinco maratonas, a ultramaratona Travessia Torres Tramandaí (TTT), contabilizando ao todo mais de 500 provas, em diversas distâncias. O ultramaratonista, que no ano passado já havia enfrentado 25 km na Serra do Rio Rastro, completa 25 anos como corredor no dia 15 de setembro deste ano.
“A minha classificação geral no Desafio Samurai (67 km) foi a 62º lugar e 21º na categoria de 35 a 39 anos, fechando oito horas, 18 minutos e sete segundos. Na maratona fiquei em 489º na geral e 127º na categoria. E nos 25 km em 622º lugar no geral e 144º na categoria”, acrescentou. “Conto com o apoio com o apoio da Clínica de Fisioterapia Dra. Cheila Meinertz, a Clínica de Medicina e Segurança do Trabalho Proteger e subi a serra representando o grupo “Corre Fronteira Oeste”, finaliza.


