Sete corredoras uruguaianenses embarcaram rumo a Florianópolis, na noite última quinta-feira, 22/8, na Rodoviária de Uruguaiana. Na capital catarinense, as atletas vão participar da Maratona Internacional de Florianópolis Cosan, que acontece neste domingo, 25/8.
O grupo composto por Sílvia Teixeira Pereira (equipe Conexão Escola de Corrida), Rose Favero, Silvana Becker, Sônia Palácio, Liege Acunha, Vanusa da Silva (do Moving) e Tati Carvalho (Quyrinus Ultra) realizou diversas ações para participar da prova, que tem praticamente todo o percurso plano e ao nível do mar. Em 2018 foi considerada a maratona mais rápida do Brasil, pela revista Contra Relógio. Entre as ações feitas pelas meninas, estão brechó, pastelada e outras atividades que angariaram fundos para participar da prova, que também é classificatória para a Boston Marathon 2020 – mais famosa maratona realizada anualmente em todo o mundo.
As atletas Sílvia e Rose vão encarar os 42 km. Já Silvana, Sônia, Liege, Vanusa e Tati vão correr a Meia Maratona (21 km). Além destes percursos, haverá as distâncias de 5 km e 10 km.
A maratonista, pedagoga e acadêmica de nutrição, Sílvia Pereira, 44 anos, que corre há cinco anos, estreou nos 42 km em Montevidéu em abril deste ano. Na bagagem, a atleta também carrega participações em meias maratonas e na ultra Travessia Torres Tramandaí (TTT), onde correu em quarteto. Em entrevista a nossa reportagem, a atleta falou sobre a preparação para mais uma prova. “Minha preparação foi constante e com muita disciplina, enfrentando os treinos nas manhãs geladas, fiz vários longões com o apoio dos meus colegas e sempre com a supervisão mesmo de longe do meu treinador Marcelo e meu personal Matheus Dotto”, explicou. “Minha expectativa é concluir bem superando meu tempo em relação a maratona anterior. Espero concluir em menos de 4h40”, acrescentou.
A prova vai reunir dez mil atletas de 15 países e as largadas acontecem no Trapiche da Beira-Mar Norte, a partir das 6h deste domingo. Às 6h larga a elite feminina e pessoas com deficiência. Dez minutos depois é a vez da elite masculina e demais corredores que farão os 42 km da maratona. Às 6h40min está marcada a largada para a meia maratona (21 km) e das provas de 10 e 5 km.


