Crianças de 3 e 4 anos que iniciaram esquema com a CoronaVac receberão reforço

O Ministério da Saúde passou a recomendar que crianças de três e quatro anos que receberam a vacina CoronaVac no esquema primário deverão receber uma dose de reforço contra o coronavírus. A recomendação consta em uma nota técnica assinada em 23 de janeiro deste ano.

De acordo com o documento, a dose de reforço para este público deve ser feita preferencialmente com o imunizante pediátrico da Pfizer (frasco com tampa vinho). Caso a vacina não esteja disponível, poderá ser utilizada a CoronaVac. O intervalo mínimo é de quatro meses após a segunda aplicação do esquema primário. Entre a primeira e a segunda dose de CoronaVac, é necessário um intervalo de quatro semanas. 

O texto destaca que o esquema primário deve ser realizado com o mesmo imunizante, entretanto, se a vacina estiver indisponível para completá-lo, outra recomendada para a idade poderá ser utilizada. Para crianças de três e quatro anos que receberam o imunizante da Pfizer na primeira dose, a orientação é completar o esquema de três doses com a mesma vacina. O intervalo entre a primeira e a segunda é de quatro semanas e, entre a segunda e a terceira, de oito semanas.

A nota técnica explica que a dose de reforço se faz necessária “devido à redução da resposta imune às vacinas e à circulação de novas variantes em um cenário onde ainda não atingimos coberturas vacinais ótimas para o público infantil”.

A decisão leva em conta a eficácia e a segurança demonstradas por outros países na aplicação da terceira dose em crianças de cinco a 11 anos, bem como as evidências que apontam redução da resposta imunológica do esquema de duas injeções para a variante Ômicron neste público.

Esquemas vacinais possíveis, conforme a nota técnica

Dose 1 CoronaVac + Dose 2 CoronaVac – Dose de reforço quatro meses após a Dose 2, preferencialmente com vacina da Pfizer (no caso de indisponibilidade, pode-se utilizar a CoronaVac).

Dose 1 CoronaVac + Dose 2 Pfizer – Dose de reforço quatro meses após a Dose 2, com vacina da Pfizer.

Dose 1 Pfizer + Dose 2 CoronaVac – Dose de reforço quatro meses após a Dose 2, com vacina CoronaVac.