Criatório de Uruguaiana conquista Prêmio Mérito Genético Ultrablack
Rincon del Sarandy se destacou pela consistência genética e resultados obtidos nas pistas das exposições.Foto: Gabriel Olivera

A Rincon del Sarandy, de Uruguaiana, conquistou o Prêmio Mérito Genético Ultrablack de 2025. Premiação máxima da raça no ano, ele reconhece criatórios que se destacam pela consistência genética e pelos resultados obtidos nas pistas das exposições e foi anunciado esta semana pela Associação Brasileira de Criadores de Angus e Ultrablack. 

O criador Ignácio Tellechea, que coordena a Rincon del Sarandy ao lado do irmão Martin Tellechea e da mãe Claudia Indarte Silva, destaca a relevância da conquista após um trabalho contínuo de seleção e avaliação genética. “Ganhar esse prêmio é uma satisfação muito grande. Ele confirma que estamos no caminho certo dentro da genética Ultrablack, fazendo uma seleção criteriosa e alinhada com o nosso sistema produtivo”, afirma. 

Com uma das maiores ofertas Ultrablack do mercado nacional, a cabanha investe há vários anos na raça, buscando funcionalidade, adaptação e desempenho no campo. Segundo Ignacio Tellechea, o objetivo é produzir animais eficientes, capazes de entregar resultados consistentes dentro de diferentes realidades produtivas. Ele ressalta que a funcionalidade é o principal critério de seleção adotado na cabanha, com destaque para o uso do Ultrablack em climas mais hostis. “Buscamos vacas férteis, produtivas e adaptadas, que emprenhem cedo e produzam uma cria por ano. A performance é importante, mas, para nós, vem depois da funcionalidade. Esse foco é o que nos permite alcançar resultados relevantes e consolidar o trabalho sério de seleção que realizamos em casa”.