No último domingo de 2018, 30/12, aconteceu a última rodada do segundo turno do 63º campeonato da Liga Amadora Uruguaianense de Futebol Amador (L.A.U.), com dois jogos. A partida entre Dalcar e Camarões não aconteceu, visto que a equipe do Camarões já estava classificada e o time do Dalcar sem condições de chegar à classificação. O mesmo aconteceu com o time da AABB/Calçada e Cidade Alegria. O jogo não aconteceu por desistência da equipe do AABB, que já não tinha mais chance de classificação. Com isso, o Cidade Alegria garantiu a vaga para a próxima fase. Os jogos aconteceram no estádio do Ferro Carril.
No primeiro jogo se enfrentaram Manchester e Ferro Carril, em confronto com expectativas diferentes para as duas equipes. O Ferro Carril entrou em campo obrigado a vencer para passar para a próxima fase. Já o Manchester, jogava por dois resultados: o empate e a vitória. Com equipe completa, o time do Manchester teve maior volume de jogo e abriu o placar aos 15 minutos marcando 1 x 0. Continuou jogando melhor e aos 40 minutos o Ferro Carril teve atleta expulso. No segundo tempo, aos oito minutos, mais dois atletas foram expulsos: um do Ferro Carril e outro do Manchester. Aos 25 minutos o Manchester ampliou o placar marcando 2 x 0. A equipe continuou jogando melhor e aos 38 minutos fez o terceiro gol. Com poucas peças de reposição, o time batido do Ferro Carril viu a arbitragem expulsar o terceiro atleta. Sem forças para reagir, a partida terminou com Manchester 3 x 0 Ferro Carril. Com a vitória do Manchester, a equipe se classificou para a próxima fase e enfrenta o Torino neste domingo, 6/1, no estádio do Uruguaiana, às 16h.
No segundo jogo se enfrentaram Guarani e Torino, duas equipes com ótimo desempenho na primeira fase do campeonato e disputando uma única vaga para a semifinal da L.A.U. Com um ótimo público, a partida teve intensa movimentação nos primeiros minutos. A primeira chance de gol foi do Torino, que com chute forte e a bola passou rente ao poste adversário. O Guarani reagiu e por detalhe não abriu o placar. O zagueiro do Torino tirou de cabeça na linha do gol e a partida continuou com chances de gol para ambas as equipes. Aos 45 minutos o Torino marcou o gol com 1 x 0, precisando só do empate para se classificar. O primeiro tempo terminou com vantagem. No segundo tempo o Torino continuou com maior volume de jogo, embora as duas equipes se revelassem nas chances de gol. Aos 23 minutos, dois expulsos do Guarani. O segundo atleta por ter invadido o campo. Aos 25 minutos, um jogador do Torino foi expulso e aos 33 minutos outra explosão do Guarani. Aos 40 minutos, de novo, mais dois atletas expulsos do Guarani. Aos 45 minutos a bola roçou a mão do jogador do Torino, que estava rente ao corpo, mas mesmo assim, o árbitro argentino marcou penalidade, que ao ser cobrada, empatou o jogo em 1 x 1. Como o empate só servia para a equipe do Torino, o Guarani foi em busca do segundo gol e com goleiro adiantado, a equipe viu o jogador Ciro, do Torino, encobrir o goleiro e marcar o segundo gol: Torino 2 x 1 Guarani. Aos 48 minutos de jogo, sem tempo de reação, a torcida ainda testemunhou o árbitro argentino, de péssima atuação, cometer mais um erro grotesco: apitou duas vezes e acenou com a mão ao assistente, que correu para dentro do campo e jogador do Torino, que tirou a camiseta achando que a partida teria terminado, acabou expulso. Em 63 edições da L.A.U., um campeonato com muitos acertos, mais uma vez se erra na escalação dos árbitros argentinos, com inúmeros erros cometidos ao longo da competição.
Semifinal
Os jogos da semi acontecem neste domingo, 5/1, às 16h, no estádio Uruguaiana. Os jogos serão: Camarões x Cidade Alegria e Manchester x Torino. A entrada custa R$ 5.


