Nesta quinta-feira, 29 de fevereiro, ocorre a primeira noite do Carnaval Fora de Época de Uruguaiana. Nesta sexta-feira 1 e sábado 2 de março, ocorrem as duas noites sequentes do desfile na Avenida Presidente Vargas. Muitas histórias serão contadas e relembradas, histórias essas que cultuam e retratam a cultura Brasileira, Africana e Indígena, trazendo a diversidade de crenças, expressões artísticas e diversidade étnica. Nesta sexta-feira e no sábado, a Deu Chucha na Zebra contará um pouco do seu Carnaval de 2024, confira o que você deve esperar da escola neste ano: 

Deu Chucha na Zebra 

A Escola de Samba Deu Chucha na Zebra, conhecida afetuosamente como a Namoradinha de Uruguaiana, teve sua origem em 02/02/1979, estabelecendo-se na Rua Júlio de Castilho, 3609, no bairro São João, localmente chamado de Curral da Zebra. As cores distintivas da agremiação, preto e branco, ecoam a sua identidade singular, cujo emblema é a Zebra. O nome peculiar “Deu Chucha na Zebra” remonta à gíria popular do Aliado F.C, associada ao consumo de bebidas, e sua relação com o bloco da Zebra no mesmo clube culminou na fundação da escola de samba. Com 45 anos de trajetória, a escola acumulou três títulos no grupo especial e um no grupo de acesso, recentemente erguendo-se como a atual campeã do Carnaval de Uruguaiana. Reconhecida por seus espetáculos que entrelaçam brilho, luxo, homenagens culturais e expressão artística, a escola aborda desde temas históricos como a senzala até a realeza do samba. Seus enredos abraçam uma vasta gama de homenagens, desde figuras ilustres como Vinicius de Moraes, diplomatas, poetas e boêmios. Ademais, assuntos como a exuberância da Bahia, a criação do universo, a proteção ambiental e as festividades profanas do Nordeste são brilhantemente apresentadas ao público. 

O enredo de 2024 é “Toque Os Tambores – O Povo Está Em Festa” em que a escola celebra a ancestralidade e a magia dos tambores sagrados, representados pela Zebra, seu símbolo máximo. O samba enredo convida a todos para uma jornada mística, repleta de encantos e histórias, que remetem à energia do berço do mundo africano e dos povos primitivos. Os tambores são reverenciados como fonte de cura, alegria e ritmo, conectando-se aos deuses em rituais sagrados. O enredo exalta a alegria e a diversão trazidas pelas baterias e pelo samba, prometendo que aqueles que semeiam a alegria colherão a vitória ao final dessa jornada. 

COLOCAR EM UM BOX 

FICHA TÉCNICA 

Nome: Escola De Samba Deu Chucha Na Zebra 

Fundação:02/02/1979 

Cores: Preto Branco  

Símbolo: Zebra 

Presidente de Honra: Presidente: Pedro Nunes dos Anjos 

Vice -Presidente: José Nilton Bayer Trindade 

Link das Redes Sociais  

Site: www.chuchanazebra.com  

Instagram: https://www.instagram.com/chuchanazebraoficial/ 

Facebook: https://www.facebook.com/chuchaoficial 

E-mail: chuchanazebra2023@gmail.com 

Enredo 2024: TOQUE OS TAMBORES O POVO ESTÁ EM FESTA 

Comissão de Carnaval: Plinio Santos, Marcelo de Moras Fagundes, Guilherme Naressi, Luiz Augusto Alfonso dos Anjos, Marlon Henrique Estanislau  

Diretor de Carnaval: Marlon Henrique Estanislau  

Intérprete: Evandro Malandro  

Mestre de Bateria: Patrick Almeida e Maurício Velasco 

Rainha de Bateria: Thaís Soares da Silva 

Mestre-Sala e Porta-Bandeira: Rodrigo França e Ana Marilda Bellos  

Comissão de Frente: Paola Soares  

Número de componentes: 980 

Os títulos conquistados pela Escola de Samba Deu Chucha na Zebra são notáveis:  

  • 1980: Deu Chucha na Zebra 
  • 1999: Deu Chucha na Zebra (Brasil de lá pra cá)  
  • 2023: Deu Chucha na Zebra (Brasil Sertanejo)