O Sebrae-RS promoveu, na segunda-feira, 29/3, o segundo episódio da nova temporada do “CER com você, professor!”. Exibidas quinzenalmente pelo canal CER Sebrae do YouTube, as lives são desenvolvidas especialmente para os professores da Rede Estadual com o intuito de abordar reflexões sobre a prática docente em tempos de pandemia.
Com a temática “Escuta ativa: O que escuto com o aluno que não aprende?”, o encontro desta segunda-feira teve a presença da mestre em Gestão Escolar e psicopedagoga, Sônia Elizabeth Bier. Ela debateu sobre as questões relacionadas ao ensino aprendizagem em tempos de isolamento social e refletiu sobre a importância da competência da escuta no ensino remoto para evitar a evasão escolar.
“A pandemia acelerou o processo de mudança nas formas de ensinar e evidenciou os impactos da tecnologia e da desigualdade social. Então, a questão da escuta e do diálogo são pedras fundamentais para que a gente possa fazer uma superação deste momento de dificuldade que muitos alunos estão vivendo”, explica a especialista Sônia Bier. Ainda, de acordo ela, o isolamento social afetou diretamente o diálogo e exigiu da relação familiar diferentes respostas para a aprendizagem de seus filhos.
“A nossa maior responsabilidade, enquanto educadores, não é só entregar o trabalho na data planejada. Nossa responsabilidade está em pensar no coletivo e ter uma relação mais próxima das famílias e da comunidade escolar”, reitera.
CER com você, professor!
O “CER com você, professor” foi idealizado pelo Centro Sebrae de Referência em Educação Empreendedora (CER), a pedido da Secretaria Estadual da Educação (Seduc), como forma de atender os 60 mil educadores da Rede Estadual. O projeto cresceu e, por isso, o Sebrae resolveu dar abrangência nacional ao conteúdo. Os episódios são exibidos em tempo real e, depois, ficam gravados no canal do YouTube CER Sebrae.


