Foram divulgados nesta terça-feira, 20/05, os resultados e indicados do 7º Festival Internacional de Teatro Uruguaianense – Cena Livre 2025, realizado de 13 a 17/05, em Uruguaiana. O evento destacou a produção teatral nas categorias adulto e infantil, reconhecendo espetáculos e artistas em diversas áreas técnicas e criativas.
O festival premiou várias áreas da produção teatral, incluindo melhor espetáculo, direção, conjunto de atores, texto original ou adaptado, cenário, iluminação e maquiagem. Um dos destaques desta edição foi a valorização das categorias técnicas, como iluminação e maquiagem, evidenciando o olhar atento para todos os aspectos da encenação.
Na categoria infantil, o espetáculo Alice no País das Maravilhas, do grupo Grande Abaugui, foi premiado como melhor espetáculo. Já na categoria adulta, o vencedor foi Coração em Chagas, do Teatro Científico da UEPG. Ambos os grupos também se destacaram em outras categorias, como melhor direção, atuação e cenário.
Outros grupos premiados incluem o Celeiro das Artes, Teatrama, Oficina de Teatro, Terceira Palma, Grupo Tearte e Coletivo Movimento. A premiação também contou com categorias de júri popular, reforçando o envolvimento do público no reconhecimento das produções.
Além de estimular a produção artística e valorizar os profissionais da área, o festival consolida Uruguaiana como polo cultural e fomenta o sentimento de identidade cultural da região.
Confira os principais premiados:
Melhores do Festival Cena Livre 2025:
Melhor Espetáculo Infantil: Indicados: Família Rebola BOLA, Risco, Arisco e Corisco, Alice no País das Maravilhas (vencedor).
Melhor Espetáculo Adulto: Indicados: Silêncio, Som, TW e a Catástrofe do Sucesso, Coração em Chagas (vencedor).
Melhor Direção Infantil: Vencedor: André Roberto (Alice no País das Maravilhas).
Melhor Direção Adulto: Vencedores: Gustavo Engelman (Risco, Arisco e Corisco), Jocemar Chagas e Renan Sota Guimarães (Coração em Chagas).
Melhor Ator Infantil: Vencedora: Andréa Amélia (Família Rebola BOLA).
Melhor Ator Adulto: Vencedora: Leila Freire (Coração em Chagas).
Melhor Atriz Infantil: Vencedora: Andréa Amélia (Família Rebola BOLA).
Melhor Atriz Adulto: Vencedora: Leila Freire (Coração em Chagas).
Melhor Conjunto de Atores Infantil: Vencedor: Abaixo a Burrice (Família Rebola BOLA).
Melhor Conjunto de Atores Adulto: Vencedor: Coração em Chagas.
Melhor Texto Original ou Adaptado Infantil: Vencedor: Felipe Oliveira (Abaixo a Burrice).
Melhor Texto Original ou Adaptado Adulto: Vencedores: Perla Duarte (Família Rebola BOLA), Pabulo Damian (TW e a Catástrofe do Sucesso).
Melhor Cenário Infantil: Vencedor: Coletivo Movimento (Para Onde Voam as Borboletas?).
Melhor Iluminação Infantil: Vencedor: Felipe Oliveira (Abaixo a Burrice).
Melhor Iluminação Adulto: Vencedora: Raquel Trivizan (Risco, Arisco e Corisco).
Melhor Maquiagem Infantil: Vencedor: Grupo Tearte (Abaixo a Burrice).
Melhor Maquiagem Adulto: Vencedora: Lorena Belas (Alice no País das Maravilhas).
Reconhecimentos por Júri Popular:
Categoria Infantil: Alice no País das Maravilhas (vencedor por júri popular).
Categoria Adulto: Silêncio, Som (vencedor por júri popular).
Desde 2017, o Festival Internacional de Teatro Uruguaianense – Cena Livre é promovido pela Companhia Clandestinos, inicialmente de forma independente. Em 2025, a 7ª edição marcou um novo patamar para o evento, com o apoio da Prefeitura de Uruguaiana, do Sesc, por meio do Sistema Fecomércio, e com recursos da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB). A entrada desses parceiros ampliou o alcance do festival e consolidou seu papel na cena cultural do Sul do país.


