Docente dá dicas de como se destacar no estágio obrigatório

Dados do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) apontam que, em 2022, cerca de 2.710.143 profissionais da saúde são da área da enfermagem. Para se tornar um técnico em enfermagem é preciso cumprir uma parte muito importante do cronograma teórico-prático: os estágios obrigatórios. Eles não oferecem remuneração, mas são essenciais para ampliar o conhecimento do estudante e desenvolver suas habilidades profissionais e pessoais.

A docente do curso de Técnico em Enfermagem do Senac Uruguaiana, Juliana Bracini, enfatiza que a experiência adquirida durante o processo de estágio possibilita que os alunos conheçam o seu setor de atuação. “Os estágios obrigatórios proporcionam ao aluno mais destreza para atuação em determinada área na qual possuem maior afinidade. E trazem mais expertise em suas atividades diárias. Além de auxiliar a associar a teoria com a prática”, pontua.

O networking também é uma vantagem proporcionada pelos estágios obrigatórios. A docente destaca que estar dentro do mercado abre portas para futuras contratações. “Os alunos que se destacam em atividades práticas, são geralmente efetivados, após a conclusão do curso”, ressalta.

Mas como se destacar? A enfermeira explica que demonstrar dedicação e empenho nas atividades são os principais requisitos. “Os estudantes que apresentam conhecimento teórico, ética, postura, comprometimento, cuidado com os pacientes e respeito às normas são os mais reconhecidos. Em Uruguaiana, observo que os alunos com essas competências, já saem do curso técnico com oportunidades de emprego garantidas”, finaliza.

Para quem possui interesse na área da enfermagem, o Senac Uruguaiana está com inscrições abertas para o curso Técnico em Enfermagem. As aulas iniciam neste mês de agosto. Para se inscrever, os interessados podem acessar o site do Senac Uruguaiana ou comparecerem presencialmente na escola, que fica localizada na Travessa César Cunha esquina com a Osvaldo Cruz, s/nº, no bairro Centro. Mais informações pelo telefone (55) 3412-3838 ou pelo WhatsApp (55) 99674-9825.