Em meio a retomada, aulas são suspensas em Porto Alegre

Em meio a retomada, aulas são suspensas em Porto Alegre 

O novo temporal que assolou Porto Alegre desde a madrugada de quinta-feira, 23/5, foi o motivo para a suspensão das aulas em todas as escolas da cidade até sexta-feira, 24/5. Esta decisão abrange tanto as redes estadual, municipal quanto privada. A medida foi oficializada pelo Decreto 22.704/2024, publicado hoje no Diário Oficial de Porto Alegre (Dopa). 

As más condições meteorológicas, juntamente com o entulho removido das residências afetadas pelas recentes inundações, mas ainda não recolhido pelo Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU), contribuíram para os alagamentos em diversas regiões da Capital nesta quinta-feira. Em uma coletiva de imprensa, o prefeito Sebastião Melo explicou que a decisão de suspender as aulas foi tomada para reduzir o fluxo de veículos na cidade, dada a situação adversa. 

Em circunstâncias anteriores, como durante a pandemia, era comum o poder público determinar se as instituições de ensino deveriam abrir ou não. Mesmo as escolas tendo sua própria administração, em situações de calamidade pública, como a atual, a prefeitura tem autoridade sobre o funcionamento dos serviços em todo o seu território, não apenas em sua rede.  

– A decisão abrange tanto as redes estadual, municipal quanto privada. Freepik/Ilustração