Em noite de nocautes, 12 lutas marcam evento de boxe

Aconteceu no último sábado, 8/12, evento de boxe que reuniu atletas brasileiros, argentinos e uruguaios no Ginásio Nova Esperança. O evento foi organizado pela Associação de Boxe Amador e Profissional do Estado do Rio Grande do Sul (Abapergs) e a equipe Camargo Boxe.

Foram dez lutas pelo boxe amador e duas exibições. O card iniciou com a exibição das atletas da Camargo Boxe, Mariele Guimarães e Aline Fleitas. Na sequência, a uruguaianense Kamila Martins, da Equipe Classe A Boxing, venceu por nocaute técnico no segundo round a quaraiense Karen Dinpério. O segundo combate amador foi entre Fabricio Lopes, da Emerson Bastos Fight, e o alegretense Luan dos Santos, que terminou empatado. A terceira luta foi entre o quaraiense Kafu Negruxo e Ezequiel Ramirez e ficou sem resultado, um choque de cabeça acabou deixando o argentino com um corte no supercílio e o árbitro interrompeu o combate ainda no primeiro round. O quarto combate foi entre Ivan Lennon, da Emerson Bastos Fight, que venceu Willian Santos da Camargo Boxe por pontos. Na quinta luta, o argentino Davi Soto venceu por pontos o quaraiense Ronaldo Ortiz.

No sexto combate, Willian Honig, da Emerson Bastos Fight, venceu por nocaute técnico no segundo round Gabriel Gonçalves da Spartan Boxe. A sétima luta foi entre Gabrielle Guimarães, da Camargo Boxe, que venceu a argentina Alejandra Gallego, por nocaute técnico no primeiro round.

Na sequência, ocorreu um combate de kickboxing, entre Wesley Teixeira, da Emerson Bastos Fight, que venceu por pontos o argentino Emiliano Nunez. No nono combate, Thalysson Goveia, da Spartan Boxe, venceu por pontos o argentino Héctor Rivero. O argentino Alejandro Quintana não bateu o peso, ficou nove quilos acima de Felipe Camargo, da Camargo Boxe, foi permitido somente uma exibição entre os atletas. O uruguaianense Matheus Brasil, da Camargo Boxe, venceu por pontos o argentino Ariel “el rayo” Fernández. No 11º combate, que foi de kickboxing, Maikon Bittencourt, da Canela de Ferro, venceu por pontos o argentino Walter Salgueiro.

A grande luta da noite foi um duelo de campeões. O uruguaianense Adriano Adunai, da Camargo Boxe, venceu por nocaute técnico no terceiro round o uruguaio Tito Macedo.

Análise

Um dos organizadores do evento, o boxeador profissional Fabiano Camargo comentou sobre o evento. “Foi muito bom para o boxe da cidade e principalmente para os atletas que conseguem através dele adquirirem mais experiência”, frisou.

Camargo ainda analisou algumas lutas. “A Gabrielle Guimarães acertou um forte direto de esquerda lesionando o nariz da adversária, que não teve condições de prosseguir o combate. Já o Thalysson Goveia superou seu adversário em números de golpes fortemente conectados, foi dominante no combate e venceu por pontos”, comentou. “Matheus Brasil fez a luta de semifundo com quatro rounds. Matheus impôs o ritmo da luta conectando os melhores golpes no adversário e ganhou por pontos numa luta dura num ótimo nível de boxe”, analisou. “Na última luta da noite, Adriano Adunai, campeão da Abapergs, enfrentou o campeão uruguaio Tito Macedo. Adunai começou analisando a luta, tentando achar a distância para usar os contra-ataques no adversário que levava vantagem na envergadura. O primeiro round foi bastante equilibrado, já no segundo, Adriano encurtou a distância trabalhando bastante os golpes na linha da cintura e cabeça quase decidindo a luta em duas oportunidades, onde Tito quase caiu. No intervalo do segundo para o terceiro seu adversário não sentiu condições de continuar dando a vitória para o uruguaianense”, finalizou.