Somando todas as operações realizadas entre os meses de janeiro e junho de 2022, o 6º Batalhão de Polícia de Choque (6ºBPChq), localizado em Uruguaiana, somente em apreensões de dinheiro que circulava de maneira inconstitucional foram somados R$ 61.489,00. As informações são do balanço de produtividade divulgado na segunda-feira, 11/7, pelo Setor de Comunicação Social do 6º Batalhão.
Policiais abordaram 4 447 veículos e 10 315 pessoas durante o primeiro semestre. Durante as ações deste período foram apreendidas 18 armas e diversas drogas. Somando as apreensões dos seis primeiros meses, os policiais confiscaram cerca de 7,2kg de maconha; 2,8kg de cocaína e 2,8kg de crack. Além disso, foram retirados da circulação do tráfico 24 unidades de ecstasy e 438 unidades de LSD.
O Batalhão
O 6ºBPChoque foi inaugurado em 2021 e está instalado no bairro Ipiranga, na Rua Vereador Arnaldo D’Augustin Ribeiro, antiga sede do Centro de Atendimento às Crianças e Adolescentes de Uruguaiana (Cacau). A estrutura possui 17 mil metros quadrados. A área conta com dois prédios e pertencia ao município, tendo sido doada ao Estado para instalação do batalhão.
A unidade de elite qualifica a estratégia de pronta resposta, com cobertura do policiamento de choque em toda a faixa da fronteira do Rio Grande do Sul com o Uruguai e a Argentina. A estrutura auxilia na intensificação de operações policiais especializadas para o combate às organizações criminosas que operam de forma transnacional, em atividades ilegais como tráfico de drogas e contrabando de armamento e mercadorias.


